01 Mar. 2024

Exercício de incêndio testa evacuação na EBI do Caramulo

Na manhã desta sexta-feira (1 de março) decorreu na Escola Básica Integrada (EBI) do Caramulo um exercício de evacuação de incêndio. A atividade realizou-se na data em que se assinala o Dia Internacional da Proteção Civil.

O exercício que mobilizou todo o estabelecimento de ensino, frequentado por mais de cem alunos do pré-escolar ao 3º ciclo, foi organizado pela turma do 9º G, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com o Plano Educativo para a Saúde.

O alerta para o incêndio numa sala de aulas de Ciências foi dado pelas 10h00, tendo sido acionados os Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros. Desta ocorrência resultaram dois feridos com gravidade. Um dos alunos teve que ser transportado de helicóptero para Coimbra e o outro seguiu para o pediátrico de ambulância. O fogo foi causado por um curto circuito. Este foi o cenário que serviu para testar a evacuação da EBI do Caramulo.

Após o alerta, todos a comunidade educativa, alunos, professores e funcionários deslocaram-se para o campo de futebol daquele estabelecimento de ensino.

No exercício participaram os Voluntários do Vale de Besteiros, com oito operacionais e três veículos, a proteção civil municipal e o vice-presidente da Câmara de Tondela e vereador com o pelouro da proteção civil, João Carlos Figueiredo.

A direção da escola, os bombeiros e o vereador fizeram um balanço positivo deste teste.

“Dar os parabéns a todos, aos alunos e a todos os profissionais que aqui desempenham funções e que colocaram todo o seu empenho neste exercício, ao mesmo tempo que valorizam a formação na área da proteção civil dirigida aos jovens, eles que são o futuro do nosso concelho. É importante esta função da escola e a transmissão de informação e conhecimento nesta matéria para todos saberem como agir e reagir”, disse João Carlos Figueiredo.

Elogiando o trabalho e o empenho dos bombeiros, enquanto elementos da proteção civil, em prol das populações, o vice-presidente da autarquia desafiou ainda os jovens a alistarem-se nos corpos de bombeiros do concelho.

O exercício durou cerca de uma hora. No dia de ontem, com o apoio da proteção civil municipal, realizou-se ainda na EBI do Caramulo uma palestra sobre proteção civil dirigida aos alunos do 3º ciclo.