04 Abr. 2024

Dia Nacional do Doente com AVC assinalado em Tondela

A Unidade de Saúde Local Viseu Dão-Lafões assinala este ano em Tondela o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) no dia 8 de abril. A data vai ser lembrada com várias atividades, entre as quais rastreios e informações de saúde às populações. O evento é promovido em parceria com a PORTUGAL-AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Tondela.

“Pare o AVC, junte-se a nós” é o mote da iniciativa. O programa de atividades inicia-se pelas 15h00, na ACERT, com a realização de uma encenação alusiva ao AVC. Seguem-se, pelas 15h45, alguns testemunhos de sobreviventes e um momento de musicoterapia no AVC.

Já no Parque Urbano, a partir das 16h15, decorrerão exercícios de mobilidade geral, rastreios e sessões de informação à população por parte de profissionais de saúde. A participação em todas estas iniciativas é livre.

O Dia Nacional do Doente com AVC foi instituído em 2003 com o objetivo de sensibilizar a população para esta doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde, incentivando ainda uma dinâmica que conduza a novas atitudes. O AVC é uma das principais causas de morte em Portugal.

Os principais sinais de alarme da doença, e que exigem a chamada imediata para o 112, são a falta de força num braço, a boca ao lado e dificuldade na fala.

Para prevenir o AVC devem ser adotados hábitos de vida saudáveis, evitar o tabaco e uma vida sedentária. É também importante ter atenção a doenças como a hipertensão, diabetes ou arritmias cardíacas.