18 Abr. 2024

Projeto “Mas que raio é isto?” do Museu Terras de Besteiros de regresso

Após uma pausa de um ano, está de volta o projeto “Mas que raio é isto?” do Museu Municipal Terras de Besteiros que pretende não só promover, como divulgar os monumentos e os sítios arqueológicos existentes no concelho de Tondela.

Sendo certo que a indiferença e o desconhecimento continuam a ser dois dos maiores obstáculos na luta pela preservação do património cultural, o museu decidiu regressar ao terreno e gravar pequenos vídeos informativos sobre alguns dos monumentos mais emblemáticos existentes no território.

O primeiro vídeo será lançado de forma simbólica esta quinta-feira (18 de abril), no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Os restantes serão partilhados mensalmente até final de 2024.

Este projeto foi criado pelo Museu Terras de Besteiros em 2022. Nesse ano foram apresentados nove vídeos diferentes, abarcando, entre outros temas, as alminhas, as lagaretas, os pelourinhos, as calçadas romanas e os monumentos megalíticos.

Este ano, na segunda temporada da iniciativa, deverão ser editados outros nove vídeos, com uma duração de cerca de cinco minutos, focando outros monumentos. O primeiro será dedicado à freguesia do Guardão.

A ideia é chamar a atenção das pessoas para as histórias e a estórias daquilo que as rodeia e que, muitas vezes, passa totalmente despercebido.