30 Mar. 2009

Lançamento da Estrada Municipal N.º 1510

No passado dia 29 de Março, ao final da tarde, em cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta – que era acompanhado pelos Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires e o Eng.º António Dinis - foi lançada a nova estrada municipal nº1510, que irá ligar as povoações de Cadraço (Guardão), Almofala, Teixo, Dornas, Valeiroso, Braçal e Abóboda (S. João do Monte).

Paralelamente, serão ainda requalificadas as vias de acesso à povoação de Mançores (S. João do Monte), a partir da ER 230; os Caminhos Municipais de Malhapão (Mosteirinho) a Almofala (S. João do Monte) e de Corte (Mosteirinho) a Freimoninho (Mosteirinho); o alargamento e pavimentação da Estrada Municipal entre o Cadraço (Guardão) e o Caramulinho (Guardão), o acesso a Caselho de S. João do Monte - também a partir da ER 230 –; serão igualmente pavimentadas algumas artérias nas povoações de Souto (S. João do Monte), de Frágua, de Mosteirinho e do Lugar do Boi (Mosteirinho) e, já na freguesia de Guardão, serão contempladas igualmente com pavimentações as povoações de Cadraço, Laceiras e de Jueus. Trata-se de um, conjunto de investimentos no domínio das acessibilidades, na zona serrana, que ascendem a um valor aproximado de 1.800.000 €. Após um breve compasso de espera, foram chegando à povoação de Cadraço (Guardão), em plena EM 230-3, os diferentes convidados para este momento, entre eles, na sua maioria, autarcas das freguesias de Guardão, S. João do Monte e de Mosteirinho, liderados pelos respectivos Presidentes de Junta de Freguesia. Depois de uma breve explicação técnica, respeitante a estas infra-estruturas viárias e do programa que se iria seguir, por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal, os presentes iniciaram a sua marcha através das vias em causa, através de Malhapão, Almofala, percorrendo todas as povoações atravessadas pela EM 1510, até à povoação da Abóboda. Foi depois nas instalações da antiga Casa do Povo de S. João do Monte que tiveram lugar as intervenções dos Srs. Presidentes de Junta, a este propósito, que se pautaram por um denominador comum e que se traduzia na imensa satisfação por eles sentida na concretização deste seu – e das respectivas populações - anseio desejando ainda que este importante investimento se traduza na melhoria das condições de vida daquelas três freguesias do Concelho. Por fim, encerrando formalmente este momento, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, partilhou a satisfação daqueles três autarcas, sublinhando a solidariedade do Município e do seu Concelho para com estas freguesias e para com as suas comunidades locais. Quis ainda o Sr. Presidente da Câmara Municipal sublinhar o excelente trabalho realizado por parte das três freguesias, não apenas quanto aos sucessivos e necessários contactos com proprietários confinantes, mas igualmente quanto ao trabalho efectuado no terreno, a partir de contratos programa, previamente celebrados, entre o Município e cada uma daquelas freguesias. Por último, o Sr. Presidente da Câmara destacou a importância e a qualidade destes equipamentos viários que irão permitir, com melhores condições de conforto, comodidade e segurança na circulação, aumentar a mobilidade e aproximar as populações daquelas freguesias, não apenas entre si, mas também torná-las mais próximas da Cidade de Tondela e de todo o seu Concelho o que, em última análise se traduzirá no reforço dos laços de coesão e de solidariedade do Concelho e do seu grau de desenvolvimento sócio e económico.