01 Abr. 2009

Abertura da Época Termal no Balneário de Sangemil (Lajeosa do Dão)

Foi com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, que abriu oficialmente – no passado dia 1 de Abril - a nova época termal de 2009, no balneário termal de Sangemil (freguesia de Lajeosa do Dão). Nesta deslocação, em que o Sr. Presidente da Câmara Municipal foi acompanhado pelo Sr. Vereador, Eng.º António Dinis, foi feita uma breve passagem pelas instalações do balneário que contavam já com algumas dezenas de termalistas. Relativamente ao ano anterior - em que a gestão do balneário era assegurada pela empresa VISABEIRA – Saúde, SA - nesta nova época termal a gestão técnica e administrativa será assegurada pela TONDELVIVA – Investimentos Urbanos SA, sendo esta a principal novidade a registar, já que, com o objectivo de captar novos públicos e optimizar a sua oferta termal, o Balneário Termal de Sangemil irá praticar o mesmo preçário do ano anterior. Esta estância termal, situada na freguesia de Lajeosa do Dão, junto ao rio Dão, proporciona um conjunto de programas terapêuticos e de bem-estar, como forma de promover a saúde e a prevenção de patologias, dispondo de técnicas termais de hidromassagem computorizada, duches de massagem vichy ou de aix, técnicas de vapor, duches mecânicos e imersões. Para tanto dispõe, de forma permanente, de um corpo clínico especializado nos domínios da hidrologia, fisiatria e ortopedia que enquadra ainda um a equipa paramédica e auxiliar nos domínios da balneoterapia e da reabilitação. As águas termais de Sangemil são, desde o século XVIII, utilizadas com fins terapêuticos, sendo sulfurosas primitivas, biocarbonatadas, sódicas, fluoretadas, hipertermais (49ºC) e captadas a 100 metros de profundidade. A sua primeira indicação respeita à terapia de patologias do foro reumatológico e algumas patologias músculo-esqueléticas e de artropatias resultantes de acidentes de viação, de trabalho ou outros e, ainda, nas fases de cuidados pré e pós operatórios. Por outro lado, são ainda indicadas para as patologias das vias respiratórias superiores (ORL). Este espaço termal, com um enquadramento paisagístico privilegiado, combina os momentos de lazer e de bem-estar com outros recursos endógenos da nossa região, transformando uma visita às termas de Sangemil e ao Concelho de Tondela, numa experiência inesquecível.