20 Abr. 2009

Visita da Delegação Angolana do Bengo ao Concelho de Tondela

Durante os dias 13, 14, 15 e 16 de Abril esteve entre nós uma delegação angolana proveniente da Província do Bengo. A delegação angolana, chefiada pelo Sr. Governador Provincial, Jorge Dombolo, era ainda composta pela Sra. Administradora Municipal do Dande, Josefa José, pelos Administradores Comunais de Mabubas e de Barra do Dande, os Srs. Abreu Leal e Felisberta da Costa, respectivamente, e por outros elementos do gabinete do Governador. A visita - que tinha por objectivo o estabelecimento de contactos ao nível empresarial como os agentes económicos do Concelho de Tondela – teve o seu início, logo pela manhã do dia 13 de Abril, com uma sessão de boas vindas, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, durante a qual, após um briefing da visita, foi exibido um pequeno vídeo institucional do Município de Tondela.

Durante a tarde desse mesmo dia, a delegação deslocou-se à Vila do Caramulo onde visitou as colecções automóvel e de arte do Museu do Caramulo, seguindo-se uma visita panorâmica no pontos mais elevados da Serra do Caramulo. O programa daquele dia chegava ao fim com um jantar servido no Hotel do Caramulo entre os membros da comitiva de Angola e autarcas da Freguesia do Guardão e do Município de Tondela, liderados pelo Sr. Presidente da Câmara. Já no dia 14 de Abril, durante a manhã, a delegação angolana começou por ser recebida oficialmente pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de inúmeros autarcas da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia do Concelho. Durante a recepção oficial os responsáveis angolanos exprimiram a sua satisfação e reconhecimento por esta visita ao Concelho de Tondela, manifestando ao mesmo tempo as suas expectativas relativamente à concretização dos objectivos da mesma, especialmente nos domínios do intercâmbio empresarial. Por seu turno, o Sr. Presidente da Câmara Municipal manifestou igualmente a sua satisfação pela visita que a delegação do Bengo/Angola realizava ao Concelho de Tondela, aprofundando os contactos estabelecidos iniciados, ainda durante o ano de 2007 e depois da sua visita à Província do Bengo, durante o ano de 2008. O Sr. Presidente da Câmara Municipal exprimiu ainda o seu desejo de que esta visita e os diferentes contactos mantidos durante a mesma, em especial com empresários locais, se possa traduzir numa experiência positiva para os Concelhos do Dande e de Tondela. Ainda durante a manhã, realizou uma interessante visita às instalações, em Tondela, da empresa Rui Costa e Sousa & Irmão, uma empresa já com alguma experiência no mercado em Angola. Após o almoço na Quinta de Bispos (Campo de Besteiros), a delegação dirigiu-se à empresa LABESFAL, na Zona Industrial Municipal de Lajedo, Santiago de Besteiros, onde efectuou igualmente uma visita a uma das unidades daquela empresa. No dia 15 de Abril, já na presença do próprio Governador Provincial, que nesse dia se juntou à restante comitiva – até então chefiada pela Administradora Municipal do Dande – a jornada iniciava-se com uma visita às instalações da HUF Portuguesa, na Zona Industrial Municipal da Adiça, seguindo-se uma passagem pela Escola Profissional de Tondela, antes do almoço que teve lugar no Solar de Vilar de Besteiros. Da parte da tarde, foi a vez de a ACERT e o Aterro Sanitário da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, receberem a comitiva conjunta dos Municípios do Dande e do Concelho de Tondela. De regresso à Cidade de Tondela, teve inicio um dos momentos mais esperados do programa oficial: o encontro de trabalho com empresários do Concelho. Neste encontro, promovido pelo Município de Tondela, foram vários os empresários do nosso Concelho – dos mais diferenciados ramos de actividade – que marcaram a sua presença com intervenções muito interessantes, na perspectiva da participação de empresas ligadas ao nosso Concelho, no processo de reconstrução de Angola, em particular da província do Bengo. Esta reunião empresarial entre os dois Municípios e o grupo de empresários permitiu aos empresários locais perceber algumas das questões associadas às oportunidades de investimento em Angola e à avaliação dos respectivos projectos. A visita oficial chegava ao fim no dia 16 de Abril com a formalização de um acordo de geminação entre os Municípios de Tondela e do Dande que previa genericamente o estreitamento das relações bilaterais e a difusão recíproca das culturas dos dois Municípios e o desenvolvimento de projectos de intercâmbio nos domínios Cultural, Desportivo, Social, Turístico, Empresarial, Artístico e de Reforma e Modernização dos Serviços. Viveu-se deste modo uma jornada importante do ponto de vista económico e empresarial, para o Concelho de Tondela que abre assim perspectivas novas de cooperação e de investimento em mercados externos para as suas empresas e para o seu tecido económico.