11 maio 2009

Assinatura de Protocolos de Colaboração com o Movimento Associativo Concelhio

O Concelho de Tondela tem vindo a revelar, nestes últimos anos, uma forte dinâmica recreativa, cultural e desportiva, em que os cidadãos, através de Associações de carácter diverso, se mobilizam criando projectos e eventos assinaláveis. Para a Autarquia, esta dimensão é um dos vectores do desenvolvimento social que prossegue para a comunidade do Concelho.

A par do continuado esforço desenvolvido por inúmeras instituições recreativas, desportivas e culturais, o Município de Tondela tem empreendido um esforço notável no sentido de motivar o desenvolvimento da actividade das diversas Associações Recreativas, Culturais e Desportivas. Por outro lado, o continuado desenvolvimento do Movimento Associativo com o respectivo envolvimento de técnicos, animadores, jovens e população em geral, em parceria com o continuado esforço do Município ao apoiar iniciativas e projectos que tenham, reconhecidamente, por objectivo o desenvolvimento social, cultural e desportivo da comunidade tem levado, de modo integrado, à atribuição de apoios diversos ao Movimento Associativo, quer ao nível técnico e logístico, quer ao nível financeiro. Sinal e testemunho desta vitalidade é, por certo, a cerimónia - presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta - de assinatura de protocolos de colaboração entre o Município de Tondela e o Movimento Associativo Concelhio, no passado dia 8 de Maio de 2009, pelas 18:30 horas, no Auditório Municipal, em Tondela, presenciada por cerca de duas centenas de pessoas provenientes de todo o Concelho. Aquele momento - que, anualmente reúne as diferentes instituições de carácter cultural, desportivo, recreativo, humanitário, social e religioso do nosso Concelho - contou com a presença do Prof. Ferraz (em representação do Sr. Presidente da Assembleia Municipal), dos Srs. Vereadores da Câmara Municipal e, naturalmente, dos dirigentes associativos das diferentes instituições que, ali, iriam outorgar os respectivos protocolos com o Município de Tondela, no valor de mais de 1.000.000 €. Os apoios concedidos irão permitir, como se disse, apoiar iniciativas e projectos que tenham, reconhecidamente, por objectivo o desenvolvimento social, cultural e desportivo da comunidade associativa e, consequentemente, das nossas populações. No uso da palavra, a Associação de Desportos Radicais do Concelho de Tondela e o Grupo Cultural “Ponte Velha”, através dos seus representantes, Abel Almeida e Rosa Margarida, respectivamente, sublinharam a importância dos apoios concedidos pelo Município de Tondela às inúmeras Associações e à concretização dos seus diferentes projectos da natureza desportiva e cultural para as comunidades onde se encontram implantadas, expressando o seu reconhecimento à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente. Encerrando esta cerimónia, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, manifestou a sua satisfação pelas inúmeras actividades e realizações que as associações, que compõem o movimento associativo concelhio, desenvolvem em favor das nossas populações, procurando ainda manifestar, nesta sua intervenção, uma mensagem de estímulo e de entusiasmo à continuação das mesmas, já que estas se traduzem no estabelecimento de laços saudáveis não apenas no seio da freguesia onde se encontram implantadas mas ainda entre as diferentes freguesias do Concelho, criando laços de coesão social e níveis de desenvolvimento social, cultural e desportivo muito apreciáveis colocando, também neste domínio, o Concelho de Tondela, nos lugares da frente na Região. Integrado nesta cerimónia e logo após a assinatura dos referidos protocolos teve lugar a actuação de um grupo de dança oriundo de Lannemezzan - localidade francesa geminada com Tondela – que, durante alguns minutos, presenteou a plateia com uma excelente manifestação cultural através de uma coreografia assente na música country, encerrando-se deste modo mais uma jornada histórica para o Movimento Associativo Concelhio e para o Município de Tondela, numa demonstração clara de que, também neste domínio, o Concelho de Tondela continua em permanente movimento.