22 Abr. 2009

Inauguração do Projecto de Desenvolvimento Local “Os Ambientes do Ar”

Será inaugurado no próximo dia 25 de Abril, pelas 18.00 horas, na aldeia de Souto Bom, freguesia de Caparrosa, o projecto de desenvolvimento local denominado “Os Ambientes do Ar”. Projecto educativo, pedagógico e com uma forte componente ambiental, centra a relação do homem com o universo e com a natureza, a par das abordagens temáticas relativas às energias renováveis, à reciclagem, ao ambiente, à fauna e à flora. Acrescentou-se ainda um observatório de astronomia, complementado com a representação de um sistema solar. Este projecto tem na Associação Cultural local, um parceiro interessado em contribuir para uma mais-valia do projecto. Neste projecto, foi possível requalificar um núcleo de sete moinhos localizados ao longo da Ribeira da Pena. Esta requalificação contemplou a construção de acessibilidades para aceder aos engenhos, criando plataformas ligadas com rampas que permitem, de forma integrada, estabelecer uma rede de circulação. Para receber os visitantes, o velho edifício escolar, que se tinha tornado sede da Associação Cultural, foi requalificado, transformando-se em Centro de Recepção e Acolhimento, favorecendo os elos de parceria e cumplicidade em que assenta este projecto. Além de vincar a identidade local, alicerçada na singular generosidade das pessoas desta aldeia.