19 maio 2009

Lançamento do Arranjo Urbanístico do Largo de Santo Amaro de Tonda

Foi já ao final da tarde, do passado dia 17 de Maio, que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, se deslocou oficialmente à Freguesia de Tonda, no âmbito da qual presidiu à sessão de lançamento do Arranjo Urbanístico do Largo de Santo Amaro de Tonda.

Antes da referida sessão, agendada para as 18:00 horas, o Sr. Presidente da Câmara Municipal - acompanhado pelos Srs. Vereadores Dr. José António de Jesus e Eng.ª Carla Pires e, bem assim, pelos membros da Junta de Freguesia, liderados pelo seu Presidente da Junta de Freguesia, Dr. João Paulo Tavares, percorreu ainda alguns pontos da freguesia para uma pequena visita de trabalho que passou pela Estrada Municipal Vila Nova de Tonda a Alto do Pendão (Tondela), pelo Caminho do Prado e pela Urbanização da Quinta do Espinheiro. Posteriormente, já no lugar de Santo Amaro, junto à capela, na presença de uma centena de pessoas, o Sr. Presidente da Câmara Municipal presidiu à cerimónia de lançamento do Arranjo Urbanístico do Largo de Santo Amaro de Tonda. Presentes neste momento estavam ainda - para além do Sr. Presidente da Câmara, do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e dos Srs. Vereadores – o Sr. Pároco local, o Sr. Prof. Ferraz, em representação da Assembleia Municipal, a Sra. Presidente da Assembleia de Freguesia e os restantes elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia. A intervenção urbanística ora lançada irá permitir a requalificação de um magnífico espaço verde com a execução de passeios e muro, pavimentação de p+asseios interiores, a construção de pérgula metálica, a beneficiação de coreto existente, a colocação de mobiliário urbano, a construção de parque infantil e de área de lazer, a drenagem de águas pluviais e a colocação de iluminação pública, num investimento de cerca de 156.000 €. Depois do lançamento simbólico da obra, seguiram-se as intervenções por parte do Sr. Pároco local, Pde. João Pedro Cardoso que quis destacar a importância da requalificação deste espaço para a comunidade de paroquianos de Tonda. Já o Sr. Prof. Ferraz, natural da Freguesia de Tonda, numa sentida intervenção, manifestou a sua satisfação e reconhecimento à Junta de Freguesia e Câmara Municipal pela beneficiação deste espaço. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia, no uso da palavra, para além da natural satisfação, que teve a oportunidade de expressar, pelo significado e pela importância desta visita para a freguesia de Tonda e para as suas comunidades locais, destacou, por outro lado, a relevância da obra que era lançada e cuja concretização constituía a satisfação de um anseio das populações de Tonda, especialmente numa conjuntura económica, bem difícil, que o país atravessa mas à qual o Município de Tondela e, em particular o Sr. Presidente da Câmara, tem sabido responder. Encerrando este momento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, durante a sua intervenção, partilhou da satisfação de todos, pela concretização deste tipo de parcerias no que respeita à resolução dos problemas das populações locais e que torna possível o lançamento de obras importantes que vão de encontro aos problemas das pessoas como é o caso, fundamentalmente, da obra de requalificação urbana deste espaço, dotando a freguesia de novas infra-estruturas e melhoramentos em diversos locais. Já em momento posterior, neste dia importante para a Freguesia de Tonda, foi a vez do lanche convívio entre todos os presentes que ali testemunhavam com satisfação uma jornada muito importante.