15 maio 2009

Delegação de Lannemezan em Tondela

Há catorze anos que se trocam impressões, se criam laços de amizade e de cooperação. As relações entre Tondela e Lannemezan (França), cidades geminadas, estão cada vez mais fortes e como prova disso foi o intercâmbio do passado fim-de-semana de 7 a 10 de Maio, com a vinda de uma delegação de amigos de Lannemezan,

constituída por duas associações de áreas bastante distintas. Pela primeira vez em Tondela, “Les Cowboys du Plateau” e “La Trace” uma associação de dança country e outra de escalada. Foram recebidas, pelo Grupo Coral Polifónico da Casa do Povo de Tondela e pelo Núcleo de Escalada da ACERT, respectivamente.

Convém fazer referência, também, à Associação de Amigos de Tondela em Lannemezan, pois, sem eles não seriam possíveis estes intercâmbios. Toda a organização é da sua responsabilidade, em conjunto com a Câmara Municipal de Tondela (Gabinete de Planeamento e Execução de Eventos). O Programa da visita foi bastante diversificado, começando na Quinta-feira, dia 7 de Maio. Após o respectivo acolhimento, teve lugar a recepção oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do senhor Vice-Presidente, José António Jesus e Vereadoras, Carla Pires e Helena Coimbra. Na ocasião, o Sr. Vice-Presidente teve a oportunidade de apresentar uma visão das realidades económica, cultural e social do Concelho, focando a sua análise na indústria de transformação (sector automóvel) localizada no Concelho, nas energias renováveis e no desenvolvimento sustentável.

Na sexta-feira, o programa (até às 18h), foi da responsabilidade das respectivas Associações acolhedoras, que para além de realizarem actividades conjuntas, tiveram oportunidade de dar a conhecer um pouco da nossa região.

A cargo do Município ficou o acompanhamento e acolhimento da Associação de Amigos de Tondela em Lannemezan. Sendo já o seu décimo quarto ano em Tondela, e com as maravilhas que Portugal possui, não foi difícil planear um destino para passar o dia: Vila Real e o Palácio de Mateus. No final da tarde e aproveitando a cerimónia de Assinatura de Protocolos de Colaboração com o Movimento Associativo no Auditório Municipal, teve lugar, após a sessão oficial a actuação do Grupo de Dança Country “Les Cowboys du Plateau”, um grupo feminino bastante recente que nos presenteou com a sua primeira actuação em público.

Na manhã do dia 9, Sábado, tiveram oportunidade de conhecer melhor Tondela, sendo paragem obrigatória a Rua de Lannemezan. Visitaram ainda o monumento megalítico da Anta da Arquinha da Moura, na Freguesia da Lajeosa do Dão. À tarde, o grupo teve a oportunidade de conhecer os Moinhos da Ribeira da Pena, inseridos no projecto “Ambientes do Ar”, recentemente inaugurado em Souto Bom, na Freguesia de Caparrosa. Por “Montes e Vales” seguiram para o Parque Eólico do Caramulo. No Domingo, dia 10, após o pequeno-almoço, foi a hora do até Junho, lá nos encontraremos, para saltar a fogueira de S. João.