02 Jun. 2009

A Serra do Caramulo convida-o a uma viagem pelos sabores e saberes

A Gastronomia e o Turismo são indissociáveis uma vez que seja qual for o destino, o turista não pode prescindir da alimentação, muitas vezes experimentando a cozinha da região. Além disso, a culinária passou a ser tratada como uma riqueza, um património, capaz de vincular-se a imagens de um país, de uma região e de um povo, transformando-se num elemento importante para o desenvolvimento sustentável da área rural, sendo ao mesmo tempo um importante instrumento de inclusão social, criando postos de trabalho e melhores remunerações.

O Turismo Gastronómico está directamente associado ao prazer e á sensação de saciedade adquirida através da comida e da viagem. A gastronomia é uma das demonstrações culturais mais claras, produzindo sem dúvida um grande pólo de atracção de fluxos turísticos. Podemos dizer que o turismo e a gastronomia correm lado a lado, conduzindo o turista de descoberta em descoberta de prazeres diversos. Afirma Castrogiovanni, que o Turismo Gastronómico é parte do turismo cultural onde se traduz a história, os ritos, os modos, os costumes e as tradições de um povo. A gastronomia da nossa região é rica em sabores, cores e saberes que de modo nenhum deve ser esqueçida, mas sim preservada e transmitida a gerações actuais e futuras, e por isso mesmo a partir do dia 10 a 14 de Junho convidamo-lo a visitar a 3ª Semana Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo que tem como intuito a promoção da gastronomia da Serra, em particular o cabrito descobrindo ainda a riqueza e a arte da boa mesa. O artesanato e alguns produtos endógenos de elogiada qualidade vão marcar presença nesta Feira podendo os visitantes presenciar alguns dos seus usos e costumes. Este evento conta com a participação de 13 restaurantes de diversas localidades da Serra onde à mesa vai estar o tão apreciado cabrito confeccionado e servido segundo receitas tradicionais acompanhado pelos bons vinhos da região do Dão e não esquecendo as sobremesas emblemáticas. Um dos principais objectivos deste evento é reforçar a dinâmica da restauração local aperfeiçoando-a, recriando-a e, de algum modo, lançando-a a novos desafios, não descurando a promoção e divulgação do que melhor temos na região. Não perca esta oportunidade pois não vão faltar variações e novidades. Podendo deste modo aproveitar e participar nas várias actividades e desportos de aventura que se realizam durante a Semana, dos quais destacamos a pintura ao vivo de uma tela gigante, o encontro de praticantes de radiomodelismo e de parapente, entre outros. Fica o convite para vir saborear de perto o Cabrito e a Serra do Caramulo na sua plenitude… Para informação mais detalhada consulte o programa. Esperamos por si!