16 Jun. 2009

Entrega de prémios dos V Jogos Florais

Realizou-se na passada quarta-feira, dia 10 de Junho, com a presença dos representantes da autarquia, a cerimónia de entrega dos prémios aos concorrentes dos V Jogos Florais do Concelho de Tondela 2009, concurso literário organizado pelo Pelouro da Cultura do Município, através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

A cerimónia teve lugar na Galeria de Exposições do Mercado Velho, com uma excelente moldura humana de mais de cem pessoas a assistir ao evento. Uma verdadeira cerimónia literária, carregada de significado, ou não fosse Dia de Comemoração de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A sessão foi presidida pelo Sr. Presidente da autarquia, Dr. Carlos Marta, acompanhado dos seus Vereadores. Presentes ainda na mesa de honra, o representante do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Professor Fernando Ferraz Martins, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes e os membros do júri.

Abriu a cerimónia o Sr. Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura, José António de Jesus, dando as boas vindas a todos os participantes, suas famílias e em especial, a todos aqueles que se deslocaram de diversas partes do país, para estarem presentes na cerimónia. Felicitou todos os concorrentes pela sua crescente participação, salientando a importância destes concursos como forma de promover a língua portuguesa e o gosto pela poesia e pela escrita.

De ano para ano, este concurso poético organizado pelo Pelouro da Cultura do Município, através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, tem-se revelado um caso assinalável de sucesso suscitando uma grande adesão e entusiasmo por parte de poetas amadores de todo o país e a participação de um número crescente de jovens.

De seguida, os elementos do júri, constituído por Filipa Duarte (poetisa), David António Duarte e António Nunes (professores da Escola Secundária de Tondela) teceram alguns comentários de apreciação aos poemas e ao concurso. Após o que se deu início à entrega dos prémios e à leitura dos trabalhos premiados. Dos cento e quarenta e seis trabalhos apresentados a concurso, o júri distinguiu doze, atribuindo três prémios e uma menção honrosa por modalidade (quadra popular, poema e soneto). Os trabalhos premiados desta 5.ª edição dos Jogos Florais foram:

Quadra popular:
1.º Prémio: “Neste mundo que anda louco…”, de Renato Bravo Valadeiro (Estremoz)
2.º Prémio: “Meu mar”, de Emília Brás de Lemos (Tondela)
3.º Prémio: “Peguei na enxada e parti..”, de Antónia Saraiva do Amaral (Satão)
Menção honrosa: “Sentidos ajuizados”, de Luís Filipe Rodrigues Lopes (Entroncamento)

Poema:
1.º Prémio: “Sombra do equilíbrio”, de Francisco Agostinho Maria Gomes (Pussos)
2.º Prémio: “Fascinação”, de Lurdes Breda (Montemor-o-Velho)
3.º Prémio: “Tributo (a Tomás Ribeiro)”, de Ivo Coentro Morais (São Domingos de Rana)
Menção honrosa: “A ti…”, de Inês Rolo Teixeira Silva (Tondela)

Soneto:
1.º Prémio: “Orpheu”, de José Faustino Fraga Amaral (Viseu)
2.º Prémio: “O meu avô”, de António José Barradas Barroso (Paredes)
3.º Prémio: “Menino da Rua”, de Helena Luísa Miranda Coentro (Corroios)
Menção honrosa: “Meus Bens”, de Maria da Glória Duarte Marreiros (Portimão)

Os concorrentes premiados receberam uma medalha de barro negro de Molelos, valorizando o excelente artesanato do nosso Concelho, um certificado de participação, um CD com a compilação dos trabalhos premiados nas cinco edições do concurso, um CD com poemas inéditos intitulado Poetas sem nome e livros. Os não premiados receberam um certificado de participação, os CD’s e o último número da publicação municipal “Cadernos de Cultura Dom Jaime”.

Seguiu-se um breve momento musical, a cargo de Jorge Santos, na viola e concertina e de António Nunes no canto, a partir de um poema e de um soneto de Camões. A terminar, a poetisa Filipa Duarte em nome do júri, felicitou a Divisão da Cultura e a Biblioteca Municipal pelo apoio a esta iniciativa, que se deseja manter, e convidou todos os participantes a integrarem a foto de grupo final.

A finalizar a sessão e no uso da palavra, o Presidente do Município agradeceu aos elementos do júri o trabalho árduo que sempre envolve a escolha e atribuição de prémios, entregando-lhes algumas lembranças. Felicitou a organização pela iniciativa que é de manter e salientou o significado desta realização como forma de premiar a autenticidade e a imaginação dos concorrentes, especialmente dos mais jovens, felicitando todos os participantes. Finalizou o seu discurso, lembrando aos visitantes que se deslocaram do Concelho o grande leque de actividades em curso um pouco por todo o concelho, um verdadeiro Concelho em Movimento. Fruto e reflexo da dinâmica e do labor das suas gentes. Por fim, deu por encerrada a sessão sugerindo a todos uma visita à 2ª edição da Feira Antiga, uma iniciativa da Escola Profissional de Tondela, com o apoio do Município e que decorria naquele momento nas ruas envolventes ao Centro Histórico de Tondela.