16 Jun. 2009

2ª Feira Antiga de Tondela

Decorreu no passado dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 2ª Feira Antiga, evento organizado pela Escola Profissional de Tondela. Em ambiente festivo e com muita alegria, desde o início do dia era grande a azáfama na preparação das tendas e no confeccionar dos cenários para que ao longo do dia, se poder recuar no tempo histórico.

No encerramento das actividades lectivas deste estabelecimento de ensino, que perfaz 16 anos a formar profissionais prontos a entrar para o mercado de trabalho, esta iniciativa, que se realiza pela segunda vez, e que se espera venha a consolidar-se todos os anos, requer cada vez mais investigação e rigor histórico, na indumentária, nos ambientes e nos cenários de índole teatral, por parte dos intervenientes. No entanto, a adesão de alunos, professores e dirigentes foi total e completa. Os objectivos desta realização estavam bem definidos: recriar uma época histórica através da representação de valores e tradições de cultura; promover a relação entre a escola e o meio envolvente; reforçar o intercâmbio entre a escola e outros actores sociais; proporcionar aos alunos um momento de interacção social; dar à comunidade um momento de lazer e convívio e reforçar a vertente social e cultural. Com base nestes propósitos, a Escola Profissional de Tondela contou com a colaboração de entidades e instituições que prontamente sempre se disponibilizam para, em conjunto, darem ao Largo da República e ruas envolventes, onde se situa a Câmara Municipal, um ambiente de festa, animação e de descontracção. Entre as instituições destacam-se a Câmara Municipal de Tondela, o Rancho Infantil, o Grupo de Cavaquinhos e o Grupo de Bombos, todos da Freguesia de Castelões, além da Associação Cultural e Recreativa de Tondela, dos Bombeiros Voluntários de Tondela, Emissora das Beiras e a Tunadão 1998, que encerraram musicalmente a Feira. Pela manhã, o Presidente do Município acompanhado pelo seu elenco camarário, visitaram a Feira percorrendo os diversos espaços, dando ânimo e incentivo à iniciativa da EPT. Trajados com indumentária variada, alunos e professores apresentaram-se devidamente caracterizados. Lá estavam o popular mendigo, o boémio, a cigana, o vendedor da “banha da cobra”, além do sr. Padre, e personagens mais abastadas da cidade e região. Cozinha tradicional, petiscos, artesanato, vendedeiras, sardinha, caldo verde, carolos e chouriça assada, de tudo um pouco se via, num ambiente genuinamente popular. A animação de rua, os pregões e a música popular, deram o mote ao longo do dia para animar com sucesso esta 2ª edição da Feira Antiga. Os artesãos marcaram igualmente presença. Espalhados ao longo das ruas, o cesteiro, o tanoeiro, as bordadeiras do linho, as padeiras, puderam contribuir para tornar “mais real”, um passado ainda vivo na memória de muitas pessoas. A iniciativa, que mereceu o empenho do Município, pela logística emprestada ao evento, garantiu as condições para que no futuro frutifique e marque mais uma etapa de sucesso na dinamização do Centro Histórico da Cidade de Tondela.