09 Jun. 2009

Os Jogos Desportivos venceram a chuva!

O Parque do Sr. dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, viveu uma animação desusada, nos dias 6 e 7 de Junho. Sob o signo do mau tempo que foi, sem dúvida, o adversário mais difícil de vencer, as actividades no «FIM DE SEMANA DOS JOGOS» foram-se desenvolvendo de forma condicionada, durante toda a manhã de sábado.

Na tarde do mesmo dia a chuva inibiu-se sendo vencida pela coragem dos atletas, técnicos e dirigentes que acreditaram na sua força de vontade e permaneceram naquele belíssimo espaço de natureza, que é o Parque do Sr. dos Aflitos em Mosteiro de Fráguas.

Os amantes do pedal, embora em número reduzido face aos inscritos, não deixaram de efectuar a prova de ORI-BTT, coordenada pelo COV-Clube de Orientação de Viseu, em plena mata que envolve o Parque. Também nos Desportos de Aventura, coordenados pela AEFDT-Associação de Educação Física e Desporto de Tondela e operacionalizados pela empresa “CanKay” de Viseu, foi disponibilizado um espaço aventura, em pleno Parque, onde os presentes puderam testar os níveis de adrenalina. Na barragem do Paúl, num espaço fantástico de beleza paisagística onde a superfície de água se enquadra como um espelho da natureza, as canoas circularam com várias dezenas de atletas.

O Voleibol, na variante Gira-Volei, teve a concretização do seu quadro competitivo, ainda na tarde de sábado, em pleno campo de futebol do Parque. Também o “Grupo AGBARA” animou a tarde de sábado e a manhã de domingo com a “Luta da Capoeira” criando um “espaço de formação” e sensibilizando os presentes à prática daquela modalidade. Foi um momento fantástico de animação e entrega, de todos os elementos e de muitos jovens que se integraram nos movimentos amplos e expressivos, bem característicos.

À noite o desporto envolveu-se em ambiente de festa. No Parque viveram-se as emoções do jogo de futebol entre as selecções da Albânia e de Portugal, visualizado em pleno ar livre num ecrã gigante, para participantes e população em geral. Após a vitória Portuguesa que abriu o apetite e predispôs alegremente todos os presentes, o Clube de Orientação de Viseu levou à prática uma prova de “Orientação Nocturna”, aberta a todos. Foi um momento muito participado nas ruas da Freguesia. Os mais jovens, habituados a estas provas, assumiram protagonismo nos ensinamentos aos mais crescidos (dirigentes associativos, familiares e população em geral). As classificações, foram as seguintes: 1.º Dirigente Fem - > 20 anos – Sandra Pacheco – CCRD S.Besteiros 1.º Dirigente Masc - > 20 anos – Rui Sousa – GDF Caparrosa 1.º Dirigente Masc - > 40 anos – José Pereira – GDFCaparrosa 1.º Atleta Masc. – Marcelo – GDFCaparrosa

1.º Pares – André + David – ACR Santa Ovaia de Baixo 1.º Grupos – Lucie + Carlos + Cecília - GDFCaparrosa A noite de sábado só acabou depois de uma grande envolvência musical. Um “karaoke” que permitiu a exercitação das vozes entre os presentes, num palco montado pela Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Mosteiro de Fráguas.

O domingo amanheceu mais solarengo e as actividades foram decorrendo com maior participação. Às 09:45H o talento e o profissionalismo da Professora Célia Matias, coadjuvada pela Professora Tânia Almeida, reflectiram-se numa sessão matinal de “aeróbica” aberta a todos os que quiseram iniciar o dia com os movimentos corporais necessários a uma boa ginástica matinal. As «Damas» e o «Xadrez», com coordenação da Casa do Povo de Tondela, associaram alguns adultos que, com os atletas do respectivo quadro competitivo, preencheram uma parte da manhã.

À tarde, com os Jogos Tradicionais coordenados pela Casa do Povo de Tonda no campo de futebol do Parque, estiveram várias dezenas de praticantes (cerca de 80), dos escalões mais velhos (A, J, e S) que viriam a encerrar esta jornada.

Apesar das condicionantes climatéricas poderemos considerar que o fim-de-semana, não tendo a participação que inicialmente estava programada, constituiu uma jornada dupla muito proveitosa proporcionando importantes momentos de partilha e convivência, de entrega e envolvência desportivas, num ambiente saudável onde a natureza é fértil em recursos que enchem a alma e plena de potencialidades capazes de impulsionar a pratica de actividades físicas e desportivas diversificadas, satisfazendo todos os gostos incluindo os de vertente mais radical e aventureira. Por último deve registar-se o apoio e colaboração de várias Instituições que muito contribuíram para que esta iniciativa pudesse realizar-se:

- O Regimento de Infantaria de Viseu que forneceu as refeições em pleno Parque; - A Junta de Freguesia de Mosteiro de Fráguas que apoiou desde o início este projecto; - A Associação Desportiva Cultural e Recreativa de M. de Fráguas que disponibilizou instalações, palco e recursos humanos;

- O Clube de Caça e Pesca do M. Fráguas que colocou à nossa disposição as suas instalações; - Os Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros que se mantiveram junto dos locais de actividade de forma permanente;

- As Associações Coordenadoras de Modalidade que organizam as suas actividades competitivas e recreativas de forma exemplar;

- As Colectividades que estiveram presentes através dos seus Dirigentes Associativos; - A empresa “Àguas do Planalto” que colaborou na canoagem; - Finalmente os atletas que, vencendo as dificuldades que o mau tempo pretendia impor, conseguiram transformar os dias cinzentos em agradáveis momentos de festa e de alegria, contagiantes.