15 Jun. 2009

Bispo Ximenes Belo recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho

No passado dia 4 de Junho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta recebeu oficialmente, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Sr. Bispo da Diocese de Dili (Timor Leste), D. Carlos Ximenes Belo (Prémio Nobel da Paz - 1996). No âmbito de uma deslocação a Tondela para proferir uma conferência sobre "Os Jovens e a solidariedade: razões para a praticar", na Escola Profissional de Tondela,

D. Ximenes Belo, na presença de inúmeros autarcas do Concelho, funcionários do Município, dos Srs. Vereadores e do Sr. Presidente da Câmara Municipal, demonstrou a sua afabilidade, a sua capacidade de comunicação e, acima de tudo, o seu exemplo que prenderam a atenção de todos os que testemunharam esta ilustre visita nos Paços do Concelho. Na sua intervenção, o Sr. Presidente da Câmara Municipal lembrou o exemplar percurso de vida de D. Ximenes, sublinhando sobretudo o reconhecimento de uma referência na consciência universal, com a sua coragem, com a sua serenidade e a sua inteligência, símbolos de uma vontade indómita da resistência às dificuldades e provações, que não se deixaram vergar pela violência e pelo ostracismo, tratando-se pois de uma personalidade de dimensão universal que se constitui como um sólido exemplo para as novas gerações, para os nossos jovens e para as nossas crianças. Por seu turno, o Bispo D. Ximenes Belo defendeu que "a compreensão da necessidade de solidariedade e de cooperação internacionais" deve fazer parte da educação dos jovens nas escolas e nas universidades, uma educação para os valores da paz e da solidariedade. Depois da recepção nos Paços do Concelho, D. Ximenes Belo, encaminhou-se para a conferência promovida pela Escola Profissional de Tondela, onde haveria de receber das mãos do Director da Escola Profissional de Tondela, Dr. João Calos um cheque com um valor superior a cinco mil euros angariados durante a campanha "Tondela abraça as crianças de Timor".