24 Jun. 2009

Pelos Caminhos da Rota de Santiago

Realizou-se no passado Sábado, dia 20 de Junho, pelo fim da tarde, o percurso pedestre denominado Rota de Santiago, localizado na Freguesia de Santiago de Besteiros, Concelho de Tondela. Este Percurso Pedestre está carregado de grande simbolismo visto que parte do seu trajecto atravessa certamente um troço do percurso do Caminho à “Roma do Ocidente”, como era conhecida Santiago de Compostela, na Galiza.

A área envolvente do monte de S. Marcos, com o seu Circuito de Manutenção, Parque Desportivo, Parque de Merendas, Parque Infantil e obviamente a Capela que lhe deu o nome, foi o ponto de partida para mais uma grande caminhada, com uma grande participação de praticantes. A vista sobre o Vale de Besteiros é surpreendente e predispõe à caminhada. Cento e vinte e cinco inscrições, em Juntas de Freguesia e Associações Culturais do Concelho, a que se juntaram, como é normal, os de última hora, deram o mote para que, pelas 18.30 horas, cerca de centena e meia de caminhantes acorressem à chamada, dispostos a fazê-lo com entusiasmo, boa disposição e para os menos habituados, com um pouco de sacrifício. Antes do início da caminhada realizou-se uma acção de avaliação nutricional a todos os participantes, com pesagem, cálculo do índice Massa Corporal, colesterol, triglicéridos e glicemia. Uma óptima acção de prevenção para a saúde de todos. Pelo Município, esteve presente o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, José António de Jesus. Pela Junta de Santiago o professor Agnelo. Os caminhantes iniciaram o percurso, descendo o monte de S. Marcos, inflectindo pelo caminho florestal, em direcção à Ribeira da Misarela. Este percurso, em bom estado de limpeza e pelas paisagens que apresenta, deslumbra sempre quem participa nesta caminhada. Ao longo do Caminho do Fojo, começa-se a vislumbrar terrenos cultivados, vestígios de um passado de intensos trabalhos agrícolas. O vale, sulcado pela Ribeira, vai-se abrindo e estendendo, à medida que se desce até à EN 228 e se chega à localidade de Muna. Descendo depois para a ponte da Sernada em direcção ao Chão das Vinhas, apanhamos novamente estrada asfaltada, e aqui entramos ao que foi, em tempos, uma das importantes vias que levaram peregrinos a Santiago de Compostela. Estamos no coração da freguesia com a imponente fachada da Igreja Matriz, que “exibe de forma expressiva, o símbolo dos Caminhos de Santiago: uma concha de vieira. Descendo agora em direcção à Portela, deparamos com mais uma das marcas dos caminheiros de outrora: a Ponte da Portela, sobre a Ribeira de Agua d’Alte. Neste local encontra-se mais um painel explicativo. Desta feita sobre a importância do mesmo na rota dos caminheiros em direcção a Santiago de Compostela. O percurso continua, entrando no centro da aldeia. Daqui subimos em direcção ao lugar do Bogalhal, com a presença de 3 moinhos de água agora mais esquecidos, mas que não deixam de imprimir uma marca na paisagem, fazendo lembrar a quem passa, o trabalho agrícola constante e ritmado de outros tempos. Vencido este troço, o percurso entra de novo pela área florestal, através dos caminhos da Mata da Misericórdia, que circunda o Monte de S. Marcos, para aí terminar. Seguiu-se uma sessão de ginástica aeróbica ligada ao Projecto “Saúde em Dia” – Combate ao Sedentarismo, com exercício ritmados e de alongamento, para relaxar os músculos da caminhada. Estes exercícios físicos foram acompanhados de música de fundo. No final interveio o Vereador do Pelouro da Cultura, José António de Jesus, para agradecer a presença de todos quantos ali se deslocaram, para “tratarem da sua saúde”, caminhando e realizando exercício físico. De seguida foi oferecido a todos os participantes um lanche. Apresentamos de seguida as seguintes características deste percurso pedestre: Âmbito: desportivo, cultural, ambiental e paisagístico. Tipo de percurso: de pequena rota, utilizando caminhos rurais, tradicionais e de montanha. Distância: 5,5 Km em circuito. Nível de dificuldade: baixo. Duração do percurso: cerca de 2 horas. Desníveis: moderados. Cota máxima: 460 metros. Época aconselhada: todo o ano.