17 Dez. 2009

O Turismo Religioso no Concelho: Igrejas como espaços religiosos e turísticos

A experiência da fé é também visível e actua como agente modelador do espaço. A religião está directamente ligada à cultura e à geografia, sendo parte integrante da identidade das comunidades, sobretudo das regionais/ locais. As igrejas têm-se tornado, ao longo dos séculos, um dos mais importantes espaços representativos da religião e do turismo – sendo, por excelência, espaços de manifestação do sagrado, em especial das localidades rurais e menos desenvolvidas.

Não são só espaços privilegiados para a visita de pessoas residentes, mas também de turistas. Essas visitas podem ser feitas por devotos/as, por peregrinos/as seculares e turistas. Respectivamente, as suas motivações podem ser o seguimento litúrgico, alguma ligação religiosa, por amor à arte ou por lazer. No concelho de Tondela, as igrejas têm um especial papel na potencialização do Turismo e são muito importantes para a população. Estão distribuídas pelas vinte e seis freguesias mais de meia centena de igrejas e capelas – cada uma com a sua especificidade histórica, arquitectónica e com os/as respectivos/as santos/as padroeiros/as. Cerca de trinta e cinco estão assinaladas como locais de interesse turístico. As igrejas Católicas são as mais populares no território concelhio, mas existem também manifestações e espaços religiosos de diferentes crenças ou doutrinas - por exemplo: Igreja do Reino de Deus, Igreja Baptista, Escola Bíblica/ Igreja Maná, Congregação de Testemunhas de Jeová. Fátima é o arquétipo do turismo religioso em Portugal. A actividade move milhares de peregrinos/as e turistas e gera receitas de milhares de euros. A religião e o turismo não são unidades autónomas, sobretudo num regime capitalista mundial e numa Era de Globalização. São causa e consequência de processos sociais, económicos e políticos que também se alteram de acordo com o contexto espacial e temporal.