25 Jun. 2009

Obras da maior Ecopista do país vão começar

Foi ontem, dia 24 de Junho de 2009, na presença dos Srs. Presidentes das Câmaras Municipais de Viseu, Tondela e de Santa Comba Dão - Dr. Fernando Ruas, Dr. Carlos Marta e Eng.º João Lourenço, respectivamente - simbolicamente lançada a obra da construção da Ecopista do Dão, com a presença nos três Concelhos.

Ao inicio da tarde, na povoação de Figueiró (freguesia de S. Cipriano/Viseu), teve lugar, na sede da Junta de Freguesia local uma pequena sessão solene, na presença de inúmeros convidados, durante a qual foi exibido um pequeno vídeo promocional desta infra-estrutura e usaram da palavra os três autarcas lideres dos Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Denominador comum às três intervenções, foi o reconhecimento do elevado interesse em promover a reutilização e aproveitamento do espaço ocupado pelos antigos troços ferroviários do antigo ramal do Dão, que une os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, evitando-se, por um lado, o interesse público nesta revitalização também do ponto de vista da prática de actividades alternativas, na área do desporto, do lazer e do turismo, entre outras, para além, claro está das actividades económicas que possam surgir em seu torno e das óbvias vantagens na recuperação dos equipamentos complementares ao uso da plataforma do ex-ramal do Dão e da conservação do antigo traçado ferroviário e dos seus edifícios como testemunhos da história e do desenvolvimento da região. Mais tarde, já no Concelho de Tondela, tendo em pano de fundo, a magnifica a antiga estação de caminhos-de-ferro de Tondela, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, na qualidade de anfitrião – e que é igualmente o Presidente do Conselho Directivo da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões, entidade promotora do projecto - deu as boas vindas a todos os convidados, nas pessoas dos Srs. Presidentes das Câmaras Municipais de Viseu e de Santa Comba Dão e destacou a relevância deste equipamento para a região e que resulta, fundamentalmente, da união de esforços e da contratualização entre os três Municípios, no passado dia 11 de Novembro de 2008, para a construção da maior Ecopista do país, um empreendimento amigo do ambiente e que justifica este esforço intermunicipal. Desactivada há cerca de duas décadas, o ex-ramal do Dão será agora transformado em Ecopista que, por sua vez, irá proporcionar um trajecto agradável à prática de cicloturismo, e oferecer paisagens ricas em património edificado de grande valor simbólico e ficará dotada com um magnífico piso e equipamento, o melhor mobiliário urbano e a melhor recuperação do edificado, preservando sempre as marcas antigas das estações e os equipamentos da linha férrea, além de possibilitar o contacto com a natureza, sendo pois esta obra um exemplo de mobilidade e sustentabilidade. Próximo das zonas urbanas, serão criadas áreas de estacionamento e no que concerne à iluminação, será feita através de painéis fotovoltaicos e, em termos de pontos de interesse, destaca-se a ponte de Mosteirinho e a passagem por Torredeita, assim como a travessia do rio Dinha e o túnel que liga os concelhos de Viseu e Tondela. No Município de Santa Comba Dão, o realce vai para a zona de Nagosela, em que linha acompanha o rio Dão, proporcionado imagens de grande beleza. E foi exactamente no Vimieiro (Santa Comba Dão), que se realizou o último acto simbólico, respeitante a esta jornada, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Eng.º João Lourenço a manifestar o reconhecimento pela presença de todos no seu Concelho, um sinal também da importância que é conferida por todos a este tipo de equipamentos que irão ligar meios rurais aos meios urbanos, numa rota ecológica de promoção da saúde e do bem-estar e de convívio das populações e, simultaneamente, que conduz ao conhecimento da nossa história, tradições e património.