17 Dez. 2009

Mensagem de Natal do Sr. Presidente da Câmara

Nesta quadra natalícia que se aproxima e que convoca os valores cristãos da dignidade humana, da solidariedade, da fraternidade e da justiça social, não podemos ficar indiferentes à dor e ao sofrimento dos nossos semelhantes, dos doentes aos mais pobres, daqueles que constituem a designada “pobreza envergonhada”, que, por circunstâncias várias da vida, foram empurrados para a margem da sociedade,

alargando o espectro de uma das maiores chagas sociais do nosso tempo, o desemprego, que a todos envergonha. Constitui-se esta quadra como um momento que adquire, hoje, cada vez mais, uma dimensão social de afectividade de proporções ainda mais relevantes, atentas as circunstâncias de ordem económica e financeira que vivemos no país e que afectam as pessoas, as famílias e as empresas. Um grande momento de solidariedade, de concórdia, de festa e de alegria mas também de (re)encontro e comunhão de amigos(as) e famílias, na melhor tradição judaico-cristã da nossa civilização. Nesta medida, é para aqueles que são mais afectados pelas dificuldades que deverá ir, cada vez mais, o nosso pensamento, a nossa preocupação e a nossa solidariedade. Temos, por isso, o dever de tudo fazer, enquanto responsáveis pelos destinos do nosso Concelho, de continuar a lutar com determinação e coragem para que as nossas belas crianças sejam mais felizes; para que os nossos idosos tenham ajuda e protecção; para que os deficientes sintam a total integração e apoio continuados; para que as famílias sem habitação condigna possam acreditar e “sonhar” com uma nova vida; para que os jovens se preparem com rigor e confiança para o futuro; e, finalmente, contribuir para que aqueles (as) que não tenham um posto de trabalho, possam também ter uma oportunidade. É igualmente este o momento para transmitir uma mensagem de estímulo e de encorajamento para acreditar que é possível ultrapassar todos os problemas e dificuldades que hoje vivemos e não desistir, não “baixar os braços”, pelo contrário, lutar com entusiasmo e confiança para ganhar o futuro. Estimular também aqueles (as) que têm mais capacidades e qualidades para nos ajudarem a criar riqueza indispensável, para termos uma sociedade mais justa e mais solidária. É esta mensagem de esperança e fé, em tempos bem difíceis, que queremos transmitir. Uma mensagem de coragem e determinação no dia-a-dia com ao desejo de que poderemos encontrar, na crise, oportunidades que podem ser determinantes para, com muito trabalho, marcar a diferença e atingir os objectivos a que nos propusemos de criar mais riqueza e, ao mesmo tempo, haver mais justiça e solidariedade social. Estamos, assim, cada vez mais determinados, a trabalhar para procurar resolver muitos destes problemas e, ao mesmo tempo, criar condições para que todos se sintam cada vez melhor no nosso Concelho. Com esta fé inabalável no Homem e na sua capacidade para construir um mundo melhor, mais justo e mais humano, desejamos a todos os munícipes do Concelho de Tondela, meus concidadãos, um Feliz Natal e um e Bom Ano Novo, com muita saúde, paz e alegria.