25 Jun. 2009

«Reflexologia pés que falam»

O Gabinete da Juventude do Município de Tondela, através da Loja Ponto JA - Juventude em Acção, irá realizar, no dia 26 de Junho apoiando e colaborando com uma Jovem Enfermeira, na 1ª Noite de INFormação cuja temática a abordar será a «REFLEXOLOGIA – Pés que falam», que decorrerá na Loja Ponto JA de Tondela, sala do 1º Andar, pelas 21h00.

Os objectivos desta acção prendem-se com a intenção de sensibilizar e dotar, de novos conhecimentos e saberes, todas as pessoas interessadas na área da Saúde, neste caso sobre a terapêutica de reflexologia.
Vamos contar com a jovem Enfermeira Nádia Lopes do Hospital Cândido Figueiredo, que tem formação e irá partilhar todos os seus conhecimentos sobre a arte e ciência da Reflexologia.
A Reflexologia é uma terapia que se baseia na premissa de que existem nos pés zonas reflexas correspondentes a cada órgão e área do corpo humano. Estas zonas, ao serem estimuladas, por movimentos de pressão por parte do terapeuta, vão desencadear o processo curativo do próprio organismo e desta forma permitir ao corpo encontrar gradual e naturalmente o seu equilíbrio interno, ou homeostasia.
Nos nossos dias, a reflexologia é vista em alguns Países como um excelente complemento ao tratamento médico convencional. Países como o Reino Unido e a Dinamarca estão envolvidos em programas de investigação científica nesta área, nomeadamente, no alívio dos sintomas da Esclerose Plaquetar. No Reino Unido há já muitos hospitais, lares e clínicas que empregam terapeutas de reflexologia a tempo inteiro. Para além destes, outros estudos estão a ser levados a cabo, nomeadamente, no sentido da aplicação da reflexologia a condições como o cancro, fibromialgia e esclerose múltipla, como complemento à medicina tradicional, nomeadamente, na Holanda.
Na verdade existem várias teorias sobre a forma como a reflexologia actua, umas de carácter fisiológico outras de carácter mais energético. Contudo, os efeitos da reflexologia poderão envolver alguns dos seguintes processos:
- Relaxamento muscular profundo e alívio da tensão e stress;
- Melhoria na circulação sanguínea e linfática;
- Estímulo e inibição na transmissão de impulsos nervosos ao cérebro, em particular os directamente relacionados com o Sistema Nervoso Autónomo;
- Redução da dor mediante a produção de endorfinas e encefalinas;
- Estímulo dos processos de propriorecepção e alterações adaptativas noutros sistemas;
- Estímulo de pontos ao longo dos meridianos de acupunctura;
- Efeito sobre o campo electromagnético do corpo;
- Os benefícios de 1 hora de relaxamento, imobilidade e paz;
- Os benefícios psicológicos de 1 hora de atenção e cuidados pessoais.

Em suma, a reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, pois este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa Saúde.
Venha ver e/ ou experimentar um tratamento de Reflexologia!
Inscreve-te na Loja Ponto JA de Tondela
As inscrições são gratuitas e remetidas para a Loja Ponto JÁ - Tondela, na rua Dr. Ricardo Mota, Edifício Novo Ciclo ACERT Ala A R/Ch 3460 - 613 Tondela ou através dos números de telefone 232 817 590 / 91 86 56 777 / email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.