02 Jul. 2009

Juventude em Acção - Reflexologia integrada – Pés que falam

No passado dia 26 realizou-se, por iniciativa do Gabinete da Juventude do Município de Tondela, através da Loja PONTO JA - Juventude em Acção, uma acção de divulgação sobre Reflexologia Integrada – Pés que falam. A acção que decorreu nas instalações da Loja PONTO JA teve como objectivo sensibilizar e dotar de novos conhecimentos e saberes, todas as pessoas interessadas na área da Saúde, neste caso sobre a terapia da Reflexologia.

A sessão foi realizada pela Enfermeira Nádia Lopes, a prestar serviço no Hospital Cândido de Figueiredo em Tondela e que, paralelamente, se dedica à prática da Reflexologia, sendo finalista do Curso especializado nesta área. Tal como foi dito pela oradora, a Reflexologia, praticada desde tempos imemoriais, é uma técnica específica de pressão que se baseia na premissa de que existem nos pés zonas reflexas correspondentes a cada órgão e área do corpo humano. Estas zonas, ao serem estimuladas, por movimentos de pressão por parte do terapeuta, vão desencadear o processo curativo do próprio organismo e desta forma permitir ao corpo encontrar gradual e naturalmente o seu equilíbrio interno. A sala onde decorreu a sessão, mostrou-se pequena para a afluência de pessoas que se verificou, o que demonstra o interesse por conhecer tudo aquilo que de um modo ou de outro nos poderá vir a fazer sentir melhor no que toca à saúde. Após a exposição, simples e clara mas elucidativa, surgiram diversas perguntas por parte da assistência que permitiram, não só um melhor esclarecimento de todos, mas também proporcionaram um ambiente mais aberto para o que se ia seguir: a prática. A Enfermeira Nádia Lopes solicitou a presença de voluntários para uma demonstração desta terapia. Todos os presentes puderam então vê-la a desenvolver a massagem terapêutica, compenetrada, enquanto continuava com uma ou outra explicação. No final de cada tratamento era bem visível a satisfação das “cobaias” que foram unânimes em considerar o tratamento relaxante e o consequente bem-estar que sentiram, o que poderá ser um indício de que esta prática virá a conquistar ainda mais adeptos. Parabéns à Loja Ponto JA por mais esta iniciativa, e à Enfª Nádia Lopes pela maneira simples e competente como fez a divulgação desta arte e ciência, que estamos certos virá a ter muito interesse no presente e futuro.