07 Jul. 2009

Museu Municipal: Centro de Estudos e Projectos investiga funileiros e latoeiros do Concelho

Continuando o trabalho já desenvolvido na área da investigação das tecnologias tradicionais concelhias, o Museu Terras de Besteiros tem vindo a direccionar-se para o estudo de uma tecnologia quase em vias de extinção neste Concelho: A funilaria e a latoaria.

Para além da recolha sistemática de objectos representativos desta actividade, de forma a integrarem a exposição permanente do seu núcleo sede, a equipa de trabalho pretende também desenvolver uma abordagem que leve ao conhecimento de toda a cadeia operativa inerente a este processo de produção semi artesanal. Traçados os objectivos, foi criado o projecto de investigação intitulado Recuperação do saber fazer… gestos e cultura material: funileiros e latoeiros do Concelho. A equipa de investigação estabeleceu contactos com Eduardo Martins Castro Coelho, filho de Gilberto Latoeiro, que recuperando o saber fazer tradicional, os sons, as técnicas e os gestos, ligados a esta actividade ancestral, mantém a porta da oficina ainda aberta, na antiga oficina do já falecido Fernando latoeiro, localizada no Largo da República em Tondela. O seu trabalho tem vindo a ser registado em diferentes suportes, nomeadamente fotográfico e vídeo. Pretendendo envolver vários elementos da comunidade, contribuindo assim também para um sentido de socialização, no processo de investigação, o Museu Terras de Besteiros convidou Eduardo Coelho a visitar as reservas do Museu Municipal, sediadas em Nandufe. Conhecendo o espaço dedicado, por excelência ao tratamento, estudo e acondicionamento das colecções do Museu, foi possível contribuir para um maior conhecimento de uma das colecções que integram o espólio do Museu Terras de Besteiros: A colecção de funilaria e latoaria, que integra ferramentas e objectos relacionados com este ofício. Num momento de descontracção e partilha de saber, foi possível (re)conhecer algumas das histórias transportadas pelos objectos pertencentes à Colecção de Funilaria e Latoaria do Museu Terras de Besteiros. O nosso agradecimento a Eduardo Martins Castro Coelho, pela disponibilidade e simpatia com que tem atendido às nossas solicitações.