08 Jul. 2009

11º Jogos Desportivos do Concelho - A Festa Final!

Após 2 meses de intensa actividade desportiva, chegaram ao fim os 11º Jogos Desportivos do Concelho. Foi num ambiente de grande festa que várias centenas de jovens, acompanhados pelos Dirigentes Associativos e por muitos dos seus familiares, marcaram presença e encheram a bancada central do Estádio João Cardoso

– Tondela, local onde decorreu a Cerimonia de Enceramento, no dia 4 de Julho. A festa iniciou-se com uma demonstração do Programa”Saúde em Dia”, através dos Projectos de “ Combate ao Sedentarismo”, que decorrem em várias Freguesias do Concelho. Numa mensagem transmitida por duas atletas da ARCAPA – Caparrosinha, em nome de todos os jovens participantes, foi transmitido um sentimento de grande alegria e satisfação pela sua envolvência neste projecto desportivo. Já a ADRT – Associação Desportiva Radical de Tondela, em representação de todos os Dirigentes Associativos, realçou a grande dinâmica das Colectividades que demonstraram, mais uma vez, grande capacidade e entrega de todos os seus Dirigentes, Técnicos e Colaboradores. Em seguida e numa intervenção sempre aguardada com muita expectativa, o Sr. Presidente do Município – Dr. Carlos Marta registando os excepcionais resultados desportivos conseguidos este ano em várias modalidades desportivas de âmbito federado, elogiou a capacidade mobilizadora e o e empenho dos Dirigentes Associativos reforçando os momentos importantes que se viveram numa demonstração da grande vitalidade e da enorme qualidade, que caracterizam o Movimento Associativo do Concelho de Tondela. Agradeceu a presença de todos e elogiou o envolvimento dos jovens na prática desportiva referindo que o Município tudo fará para que o desporto possa continuar a contribuir para o desenvolvimento saudável das novas gerações e de toda a população do nosso Concelho. Mas a festa era dos Jovens e o momento mais aguardado seria, sem dúvida, a entrega dos prémios! Começámos pelos prémios de participação com a oferta de várias lembranças às Associações Coordenadoras de Modalidades, aos Árbitros, Juízes e Cronometristas, às Associações / Instituições participantes e às Figuras Desportivas, que as Colectividades quiseram, ali, homenagear. Foi também entregue o Prémio “ Carlos Costa - Exemplo Desportivo “, à Instituição – Cooperativa Vários, a qual foi eleita por todas as Colectividades participantes. Finalmente e no momento mais aguardado pelos jovens atletas, foram entregues os prémios de Classificação – troféus e medalhas, aos vencedores das diferentes modalidades competitivas. A festa continuou animada, num verdadeiro «arraial beirão», alimentada pela saborosa sardinha assada, proporcionando um verdadeiro momento de confraternização entre todos os intervenientes dos Jogos e muitos familiares e amigos, que se juntaram ao convívio. No próximo fim-de-semana 11 e 12 de Julho, decorrerão as Olimpíadas da Amizade, numa organização conjunta dos Municípios de Tondela e Santa Comba Dão, com a participação total de 8 Concelhos (Tondela, Stª Comba Dão, Viseu, Nelas, Vouzela, Castro Daire, Penalva do Castelo, Lamego). Estarão presentes os Vencedores (Individuais e Colectivos) dos Jogos Desportivos de cada Concelho. Mais um importante momento de desporto que junta mais de 1500 participantes, em 9 modalidades desportivas.