14 Jul. 2009

Sr. Presidente da Câmara no aniversário da Vila de Canas de Santa Maria

Comemorou-se, com um vasto programa oficial, no passado dia 12 de Julho a passagem de mais um aniversário da Vila de Canas de Santa Maria. Ao final da tarde desse dia, cerca de duas centenas de convidados aguardavam o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, no ora denominado Parque Rainha D. Mafalda (na zona contígua às antigas instalações da Cruz Vermelha).

De entre eles, claro está estavam o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Tondela, Sr. Joaquim Coimbra, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Canas de Santa Maria, Dr. João Carlos Figueiredo, os Srs. Vereadores - Dr. José António de Jesus e o Eng.º António Dinis - o Sr. Pde. João Dinis, os membros do executivo da Junta de Freguesia e os membros da Assembleia de Freguesia, Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho e membros da Assembleia Municipal e dirigentes associativos locais, entre muitos outros convidados para esta visita oficial. No Parque Rainha D. Mafalda, o Sr. Presidente da Câmara Municipal lançou a obra de requalificação daquele magnifico espaço urbano, situado numa zona verde, junto às antigas instalações da Cruz Vermelha que, depois desta intervenção, irá oferecer às comunidades locais da freguesia e a todos quantos por ali passem usufruam de momentos inesquecíveis de descanso e lazer. Em momento posterior, no centro da Vila de Canas de Santa Maria, no Largo de S. Pedro, junto à Capela, o Sr. Presidente da Câmara inaugurou simbolicamente a beneficiação do largo de S. Pedro, situado entre o Centro Paroquial e a estrada e, do lado oposto, a requalificação do Largo 4 de Junho e do monumento aí implantado alusivo à história ancestral da freguesia. Já junto à igreja paroquial e à sede da Junta de Freguesia, o Sr. Presidente da Câmara Municipal lançou igualmente a obra de requalificação dos largos da junta de freguesia e da igreja que irá permitir - também neste espaço central da vila e da sua freguesia – criar um novo espaços de lazer, de encontro, de comunhão e fruição enquanto espaço cívico. Por fim, na presença de largas centenas de pessoas e tendo por pano de fundo uma das propriedades mais emblemáticas da freguesia, a Casa João de Deus – e que agora se encontra à disposição das suas populações - teve lugar o momento alto desta visita, com a sessão solene comemorativa do aniversário da freguesia. Durante este momento, foi assinado um contrato programa entre o Município de Tondela e a Freguesia de Canas de Santa Maria, no valor de quinze mil euros para a execução de um conjunto de muros de suporte e de vedação na área da freguesia, para além das naturais intervenções dos Srs. Presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. Durante a sua intervenção, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Dr. João Carlos Figueiredo Antunes, para além de agradecer o apoio por parte do Município de Tondela, partilhou com todos a sua imensa satisfação, agradecendo a presença de todos, nesta jornada histórica para a freguesia de Canas de Santa Maria. Referiu-se ainda, procurando projectar o futuro da freguesia, ao sentimento de coesão e união necessários e que devem presidir à continuação do trabalho e do sucesso para a vila de Canas e de toda a sua freguesia. Encerrando este momento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, expressou a sua satisfação quanto ao simbolismo e importância dos actos que precederam esta sessão solene, designadamente naquilo que representam do ponto de vista das necessidades das populações, neste tipo de intervenção, de requalificação urbana da vila e das suas aldeias, que consubstancia um novo entendimento dos núcleos urbanos originários no sentido da sua dinamização e o apelo à sua reocupação. Sublinhou ainda o Sr. Presidente da Câmara igualmente a importância do investimento recentemente realizado na freguesia de Canas de Santa Maria traduzido em valores que ascendem a cerca de 2,5 milhões de euros, entre investimentos nas redes de saneamento à freguesia, acessibilidades, requalificação urbana e apoios financeiros directos, através de contratos programa, entre muitos outros. Por fim, não quis deixar de manifestar o seu reconhecimento às populações da freguesia pela compreensão que demonstraram durante a execução de algumas intervenções ao nível da drenagem de águas residuais e das respectivas pavimentações, com os necessários incómodos que tais obras acarretaram. Por último, durante o lanche convívio, realizado em plena Casa João de Deus animada, os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar entre si, com a animação musical e folclórica dos grupos musicais da freguesia de Canas de Santa Maria, culminando da melhor forma esta importante jornada de sucesso.