26 Jan. 2010

Educação Alimentar nas Escolas do Concelho de Tondela

O problema da obesidade infantil, em termos nacionais, tem vindo a apresentar valores crescentes e preocupantes, sendo inquestionável que a promoção da Saúde Alimentar, no contexto escolar, assume um papel notório no desenvolvimento físico, psíquico, social, emocional e afectivo da criança. Considerando que a maioria dos alunos passa a maior parte do dia na escola,

tomando aí a refeição do almoço e que o meio escolar é por excelência um local ideal para implementar e modificar positivamente os comportamentos alimentares, o Pelouro da Educação do Município de Tondela, consciente das suas responsabilidades nesta matéria, tem vindo, de forma crescente, a desenvolver trabalho nesta área. Assim, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) realizámos, com a colaboração de uma estagiária de Engenharia Alimentar, sessões de educação alimentar em algumas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho. As sessões apresentaram um formato interactivo e tiveram uma expressiva participação das crianças. Através de um teatro de fantoches, de um power point, de músicas e jogos foram apresentadas, as regras que devem ser seguidas para se concretizar um almoço saudável. No final com a colaboração de uma técnica da Farmácia Tomás Ribeiro todas as criança foram medidas e pesadas de forma a calcular o IMC (Índice de Massa Corporal). Foi também distribuído, a todas as crianças, um folheto alusivo à importância do lanche da manhã e da tarde e as regras para uma alimentação saudável, destinado a todos os pais e encarregados de educação. Com esta actividade pretende-se, que as crianças aprendam, de uma forma lúdica, como deve ser constituído um almoço saudável, quais os alimentos que devem ou não incluir e quais os comportamentos que devem adoptar. Ainda durante este ano lectivo, através da colaboração de uma nutricionista e da referida estagiária de engenharia, alimentar as refeições escolares serão alvo de uma avaliação quer do ponto de vista higio-sanitário, quer do ponto de vista nutricional, para que a confecção das refeições possa ser feita de acordo com critérios rigorosos e a elaboração das ementas seja adequada á idade e necessidades nutritivas das nossas crianças, para que estas possam ter um melhor rendimento escolar. Porque “uma criança saudável é uma criança alegre e produtiva”, iremos continuar a desenvolver estas sessões por todas as Escolas e Jardins de Infância com o objectivo de educar as nossas crianças para uma alimentação equilibrada e saudável.