20 Jul. 2009

Lançamento do Livro "A Arte do Tempo" - Abertura da Exposição de Desenho e Fotografia de Joaquim Duarte Pereira (Zé Beirão)

Na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, realizou-se, no passado dia 17 de Julho, ao final da tarde, no Mercado Velho, em Tondela, a sessão do lançamento oficial do livro “A Arte do Tempo”, da autoria de Joaquim Duarte Pereira (Zé Beirão). Coincidentemente, foi igualmente feita a abertura de uma exposição de desenho e fotografia do autor que percorre muitas das figuras da lenda e da história do Concelho, entre muitas outras ilustrações e fotografias.

Presentes nesta sessão, para além do Sr. Presidente da Câmara Municipal e do autor Joaquim Duarte Pereira, estiveram igualmente o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus, o representante da Assembleia Municipal, Prof. Ferraz, o Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes, o autor do prefácio do “A Arte do Tempo”, Dr. Domingues Pereira, entre muitos outros convidados. Depois das palavras iniciais proferidas pelo Vereador da Cultura, o autor Joaquim Duarte Pereira usou, de forma muito emotiva, da palavra, para transmitir o seu reconhecimento à Autarquia por se ter associado à edição desta obra que representa um verdadeiro périplo pelo Concelho de Tondela, na procura de “descobrir” e retratar as interessantes formas que as pedras da Serra do Caramulo transmitem aos que a visitam. Durante a sua intervenção, que encerrava esta sessão, o Sr. Presidente da Câmara Municipal sublinhou a qualidade deste magnifico testemunho de investigação, que ultrapassa, em muito, os padrões de um qualquer trabalho de investigação jornalística, ao transformar-se numa reflexão e homenagem ao Concelho e à sua história, revelando assim as qualidades e a simplicidade de um “homem da terra”, na defesa intransigente da sua Cidade e do seu Concelho. Por fim, na presença de inúmeros amigos, o autor deixou a sua dedicatória na sua obra oferecendo alguns exemplares deste seu livro, a que se seguiu um pequeno e animado convívio onde os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar entre si.