20 Jul. 2009

Apoios ao património religioso e associativismo de S. João do Monte

No passado dia 18 de Julho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, deslocou-se à povoação de Caselho de S. João do Monte, na freguesia de S. João do Monte. À chegada, era aguardado pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Luis Henriques Pereira e pelos restantes elementos da Junta e da Assembleia de Freguesia e pelo Sr. Pároco da Freguesia.

O objectivo desta deslocação prendia-se, fundamentalmente, com a formalização de contratos programa para a requalificação do valioso património religioso da freguesia e, igualmente, para o auxílio às obras da sede da Associação do Grupo dos Amigos de Caselho de S. João do Monte. Num valor global de perto dos 43.000 € (Quarenta e três mil euros), o Sr. Presidente da Câmara Municipal assinou os protocolos de colaboração para a beneficiação da capela da Nª Sra. da Visitação, na povoação da Abóbada, no valor de 10.000 €; para o arranjo exterior da capela de Dornas, no valor de 17.858,48 €; e para a beneficiação da sede do Grupo de Amigos de Caselho de S. João do Monte, no valor de 15.000 €. Nas intervenções que se seguiram, os representantes das três instituições quiseram manifestar o seu reconhecimento ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, pelos apoios ora concedidos. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. João do Monte, que também usou da palavra, referiu a importância do melhoramento e da requalificação do vasto património religioso imobiliário situado na freguesia agradecendo igualmente, em nome da freguesia, ao Município de Tondela esta preocupação demonstrada também neste domínio como, de resto, havia já sucedido noutros pontos da freguesia. Por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, para além do reconhecimento pela simpatia e afabilidade das populações da freguesia de S. João do Monte, demonstradas nesta recepção, não quis deixar de destacar o cuidado com que o Município de Tondela encara a recuperação do património religioso não só da freguesia de S. João do Monte como também de todo o Concelho, traduzido em inúmeros contratos programa já assinados nesse domínio. Por outro lado, na sua intervenção, sublinhou ainda a importância da requalificação das instalações da sede do “Grupo de Amigos do Caselho de S. João do Monte”, do ponto de vista do associativismo e daquilo que representa para a freguesia e para as suas comunidades locais enquanto espaço de convívio, de comunhão e de encontro. Seguiu-se, depois o almoço convívio - realizado num recinto situado naquela povoação, onde habitualmente se realizam os festejos locais - com a animação musical e cultural que se prolongou até ao final do dia.