20 Jul. 2009

Importante jornada dedicada à Freguesia de Castelões

No passado dia 19 de Julho, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, na companhia do Sr. Vereador, Dr. José António de Jesus, deslocou-se à Freguesia de Castelões, onde cumpriu um intenso programa de visita. Aguardava o Sr. Presidente da Câmara Municipal, no Parque do Coração de Maria, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Castelões, Sr. Diamantino Costa, para um almoço convívio entre os participantes no percurso pedestre no circuito dos Laranjais, que se havia realizado durante o período da manhã desse mesmo dia.

Depois do almoço, tinha lugar a visita propriamente dita na sede da Junta de Freguesia com uma sessão de boas vindas e com a assinatura de um contrato programa, entre a freguesia de Castelões e o Município de Tondela, no valor de 10.000 €, para a execução de muros de vedação e suporte, na área da freguesia. Durante as intervenções que proferiram, quer o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, quer ainda o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, para além das boas vindas e do natural reconhecimento por esta visita expressaram o seu desejo de que a mesma se traduzisse na satisfação dos anseios das suas populações. Encerrando este momento, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, preferiu destacar a importância dos investimentos que ora se lançavam – no caso da rede de água e de saneamento a Castelões e das pavimentações na Ladeira de Castelões – ou se inauguravam – no caso da ETAR de Coelhoso e da inauguração simbólica da sede da Cartelinho, Cooperativa do Linho de Castelões – e a relevância das parcerias que se estabeleciam com a Freguesia de Castelões e com o Clube Recreativo de Múceres, através dos contratos programa assinados, sublinhando tratarem-se de investimentos que vão ao encontro das necessidades das comunidades locais da freguesia, em domínios tão diversos como as acessibilidades, o abastecimento de água, a drenagem de águas residuais e o associativismo. Posteriormente, a visita continuava na povoação de Ladeira de Castelões, com uma visita aos locais que serão objecto de pavimentações dotando aquela povoação de melhores acessos. Na povoação das Eiras de Castelões, o Sr. Presidente da Câmara Municipal lançou simbolicamente, em conjunto com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, a obra de remodelação da rede de água e execução da rede de esgotos a Castelões, um investimento de cerca de 500.000 € (Quinhentos mil euros). De seguida, na povoação de Coelhoso, o Sr. Presidente da Câmara Municipal e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, na presença de cerca de uma centena de pessoas, debaixo de um sol abrasador, inauguraram a ETAR de Coelhoso, um equipamento que irá permitir, de imediato, a ligação de centenas de habitantes à rede pública de drenagem de águas residuais domésticas. Por fim, na povoação de Múceres, os presidentes dos executivos da freguesia e municipal inauguraram a sede da Cartelinho, Cooperativa do Linho de Castelões, na instalada na antiga escola primária local e que desenvolve um interessante projecto de investigação e promoção de um produto endógeno da freguesia: o linho. Ainda na povoação de Múceres, o Sr. Presidente da Câmara Municipal assinou um contrato programa, no valor de 5.000 €, para a requalificação da sede do Clube recreativo de Múceres, privilegiando a criação e a qualidade de espaços de encontro e comunhão entre os habitantes da freguesia e, muito especialmente, da povoação de Múceres. Depois desta intensa jornada a comitiva, sempre liderada pelo Presidente da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, encaminhou-se de novo para o Parque do Coração de Maria, onde se havia iniciado esta visita e onde realizou um lanche convívio entre todos, corolário da satisfação e da importância do momento para aquela Freguesia e para as suas populações.