17 Ago. 2009

Inauguração da Requalificação do Largo de Santo Amaro - Tonda

Durante os festejos, em honra da Nª Sra. dos Milagres, que habitualmente decorrem na Freguesia em meados de Agosto, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, na companhia dos Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus e Eng.º António Dinis, inaugurou a requalificação do Largo de Santo Amaro de Tonda. Esta inauguração acontece cerca de três meses após o lançamento da obra que havia ocorrido a 17 de Maio, em sessão durante a qual se assumiu o compromisso de estar concluída a tempo dos festejos de 14, 15 e 16 de Agosto. E assim foi.

Perante centenas de populares e, claro está, dos Srs. Presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia e dos restantes autarcas da freguesia bem como do Sr. Pároco local, foi - após a bênção do espaço - simbolicamente descerrada a placa alusiva à inauguração da magnifica requalificação daquele espaço e ligada a iluminação pública do mesmo. A intervenção urbanística ora inaugurada veio devolver à população um excelente espaço verde com a execução de passeios e muro, pavimentação de passeios interiores, a construção de pérgula metálica, a beneficiação de coreto existente, a colocação de mobiliário urbano, a construção de parque infantil e de área de lazer, a drenagem de águas pluviais e a colocação de iluminação pública, num investimento de cerca de 156.000 €. Antes das intervenções, foi celebrado um contrato programa entre o Município de Tondela e a Freguesia de Tonda, no valor de cerca de 70.000 €, para o apoio à colocação de mobiliário no Parque Infantil do Largo de Santo Amaro e para a execução de muros de suporte e de vedação na área da Freguesia. Durante a sua intervenção, o Sr. Pároco, Pde. João Pedro, para além de manifestar a sua satisfação por esta requalificação de um espaço nobre, situado numa das zonas mais visitadas da freguesia, quis ainda deixar palavras de reconhecimento por esta obra à Câmara Municipal de Tondela, na pessoa do seu Presidente, Dr. Carlos Marta, pelo apoio e colaboração para que a mesma se tornasse uma realidade; à Junta de Freguesia de Tonda, liderada pelo Dr. João Paulo Tavares, que acompanhou sempre esta obra; e à empresa que materializou a mesma. Igualmente, durante as palavras que proferiu a este respeito, para além da óbvia satisfação sentida, o Presidente da Junta de Freguesia de Tonda, manifestou o seu reconhecimento ao Município de Tondela pelo apoio e pela parceria estabelecida que permitiu, em tempo útil, a requalificação de um dos espaços da freguesia de Tonda tendo ainda sublinhado que foi honrado o compromisso assumido no dia 17 de Maio, durante o lançamento da obra, ou seja o de que a obra estaria pronta durante os festejos em honra da Sra. dos Milagres, o que é motivo de grande alegria para a população. Por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, não quis, igualmente, deixar de transmitir uma palavra de agradecimento a todos quantos tornaram possível esta obra, que ora é colocada à disposição das comunidades locais e, porque não dizê-lo, do Concelho, sublinhando ainda a importância deste trabalho conjunto - especialmente em momentos de dificuldades no nosso país - colocando ao serviço da freguesia e das pessoas, permitindo-lhes a fruição de espaços de grande qualidade e de equipamentos desta natureza, como é o caso, ainda, da Estrada Municipal que liga Alto do Pendão/Tondela a Vila Nova de Tonda /Tonda. Já em momento posterior, neste dia importante para a Freguesia de Tonda, foi a vez do lanche convívio entre todos os presentes que ali testemunhavam com satisfação uma jornada muito importante para o Concelho, para a Freguesia de Tonda.