06 Set. 2009

Lançamento da Obra de Arranjos Urbanísticos à Igreja do Guardão

Algumas dezenas de habitantes da freguesia do Guardão, na sua maioria presenciaram o acto simbólico, que assinalou o lançamento dos arranjos urbanísticos envolventes à Igreja do Guardão e que se realizou no passado dia 5 de Setembro.

Aquele momento, presidido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, que contou igualmente com a presença, claro está do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Guardão, Pedro Adão e dos Srs. Vereadores, Dr. José António e Eng.º António Dinis, do Sr. Pároco local, de alguns autarcas – membros da Junta e da Assembleia de Freguesia de Guardão, Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho e membros da Assembleia Municipal, entre muitas outras entidades convidadas - teve o seu início com algumas palavras proferidas no local. Nas intervenções que tiveram lugar na sessão realizada a este propósito, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia manifestou a sua satisfação pelo lançamento desta obra, que vai tornar ainda mais agradável este núcleo de Guardão de Baixo, um dos mais antigos e simbólicos do ponto de vista das inúmeras manifestações religiosas, que ali decorrem e às quais acorrem inúmeros crentes durante a “Festa das Cruzes”. Também o Sr. Pároco quis transmitir, em nome da paróquia a todos os presentes, as suas felicitações pela excelente parceria estabelecida entre o Município de Tondela, a Freguesia de Guardão e a Fábrica da Igreja Paroquial de Guardão, que irá tornar possível a requalificação do espaço contíguo à Igreja Matriz do Guardão. Por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, saudando a presença de todos quantos ali quiseram testemunhar este momento, começou por dar conta que este investimento – que ascende a cerca de 300.000 € - prevê para aquela área um anfiteatro, aproveitando o declive natural da zona e envolverá um conjunto de outras intervenções, como a drenagem de águas pluviais, a execução de pérgola, a pavimentação em lajetas, entre muitas outras. Referiu ainda o Sr. Presidente da Câmara Municipal que esta intervenção se segue a outras realizadas por todo o Concelho, por parte do Município, no domínio da recuperação do património religioso e das suas envolventes, permitindo a sua fruição em condições de maior comodidade e segurança, por parte das populações. Por último, durante o convívio volante realizado, os convidados puderam confraternizar, em torno do lançamento de uma importante obra, plena de significado para a Freguesia do Guardão e, muito em especial, para as suas comunidades de Guardão de Baixo.