09 Set. 2009

Projecto “Montes de Aventura”

No passado dia 3 de Setembro, na escola EB 2,3 da Vila do Caramulo, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, presidiu à sessão pública de apresentação do projecto intitulado “Montes de Aventura”. Para além do Sr. Presidente da Câmara Municipal e dos Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus, Eng.ª Marina Leitão e Eng.º António Dinis, estavam igualmente presentes os autores técnicos do projecto

– o Arq. Ricardo Carvalho e o Eng.º Carlos Cunha – o Presidente da Junta de Freguesia de Guardão, Pedro Adão, os Presidentes de Junta das Freguesias de Mosteirinho, S. João do Monte, Caparrosa, Silvares, Castelões, Barreiro de Besteiros e Santiago de Besteiros, para além de muitos outros convidados e população em geral. Através desta iniciativa e da apresentação oficial deste estudo estratégico, o Município de Tondela associa-se a este projecto “Montes de Aventura”, do qual faz parte, entre outros componentes, um parque de lazer e aventura do Caramulo. Do projecto faz ainda parte um campo de férias, um parque de campismo, um centro de estágios, um parque de merendas, assim como a organização de actividades ligadas ao turismo de pesca, ao golfe de montanha, aos percursos pela serra, entre outras. O projecto, intitulado “Montes de Aventura”, envolverá não só a freguesia do Guardão, mas também as freguesias vizinhas de São João do Monte, Silvares, Caparrosa, Barreiro de Besteiros, Mosteirinho e Castelões. No inicio da sessão foi apresentado um interessante vídeo respeitante ao projecto, através do qual os presentes puderam compreender o alcance e a importância do mesmo. Foi depois aberto, um período de debate e de participação entre os presentes, sendo aí possível ouvir algumas das interessantes intervenções dos convidados. Pelo Sr. Arq. Ricardo Carvalho foram transmitidas algumas das explicações técnicas sobre este projecto ajudando a esclarecer os presentes acerca deste projecto. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Pedro Adão, para além das circunstanciais palavras de boas vindas a todos, quis sublinhar a importância deste projecto inovador para o Concelho de Tondela e, muito em particular, para a sua vertente serrana, do ponto de vista do seu desenvolvimento económico. Por fim, a este propósito, de acordo com o Sr. Presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um projecto inovador e ambicioso”, referindo ainda o mesmo que se trata de uma proposta a concretizar mas para a qual se torna necessário o contributo de todos, ajudando a melhorá-lo e a aperfeiçoá-lo para que ele possa contribuir para o desenvolvimento desta zona do nosso concelho, ouvindo a opinião da população e envolvendo toda a comunidade.