14 Set. 2009

Sr. Presidente da Câmara Municipal na Freguesia de Lobão da Beira

Foi no passado dia 13 de Setembro, sempre na presença de centenas de pessoas, que o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, na companhia dos Srs. Vereadores, Dr. José António de Jesus, Eng.ª Carla Pires e Eng.º António Dinis, se deslocou à Freguesia de Lobão da Beira.

Já na companhia dos membros da Junta e da Assembleia de Freguesia, liderados pela Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Lobão da Beira, Maria Natália Almeida, que aguardavam, à entrada da Freguesia, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, iniciou-se o percurso através Estrada Municipal de Lobão da Beira (EM 624), recentemente requalificada, assinalando-se deste modo a sua simbólica inauguração. Pelo meio, a comitiva parou junto das instalações da sede da Junta de Freguesia e Posto Médico, cujas envolventes foram recentemente pavimentadas conferindo uma maior dignidade àquele espaço. A visita prosseguiu até ao Largo Cândido de Figueiredo, junto à Igreja Matriz, aí se realizando uma pequena sessão durante a qual usaram da palavra o Presidente da Assembleia de Freguesia, o Pároco João Pedro Cardoso, a Presidente da Junta de Freguesia e o Sr. Presidente da Câmara Municipal. O Presidente da Assembleia da Freguesia quis manifestar o seu reconhecimento a todos quantos contribuíram para que o sonho da requalificação do Largo Cândido de Figueiredo e da Estrada Municipal se tornassem uma realidade para a freguesia, em especial ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, o Dr. Carlos Marta. Por seu turno, durante a sua intervenção, o Sr. Pároco, Pde. João Pedro, para além de manifestar a sua satisfação por esta requalificação de um espaço nobre, situado numa das zonas mais visitadas da freguesia, quis ainda deixar palavras de reconhecimento à Câmara Municipal de Tondela e ao seu Presidente, Dr. Carlos Marta, pelo lançamento da obra de requalificação da envolvente à Igreja Matriz, embelezando ainda mais esta área da Freguesia. A Sra. Presidente da Junta de Freguesia, Maria Natália Almeida, em nome da Freguesia, exprimiu o enorme significado e importância desta jornada para a povoação de Lobão da Beira e para a sua freguesia, sublinhando, por outro lado, a relevância das obras que eram inauguradas – para além do lançamento da obra de requalificação da zona envolvente à Igreja - e que constituíam a satisfação de um grande e antigo anseio das populações locais, como de resto se percebia muito bem através da presença de inúmeras pessoas naquele momento. No que respeita ao Largo Cândido de Figueiredo, esta excelente intervenção urbanística, ora inaugurada, permitiu a requalificação de um magnífico espaço de lazer, com a construção de um novo espaço internet, com a execução de pavimentos, a colocação de mobiliário urbano e de iluminação pública, a construção de um parque infantil e de área de lazer e a drenagem de águas residuais e pluviais, numa obra que devolve às pessoas a utilização e fruição deste magnífico espaço. Por outro lado, quanto à Estrada Municipal de Lobão da Beira, ela representava uma necessidade para todos quantos se dirigem àquela freguesia, conferindo uma maior comodidade e segurança naquele acesso a Lobão da Beira. O Sr. Presidente da Câmara que - para além de partilhar a satisfação do Sr. Presidente da Junta de Freguesia e, nele, das populações da Freguesia – quis sublinhar a importância deste trabalho conjunto entre as instituições, neste caso concreto entre o Município de Tondela e a Freguesia de Lobão da Beira, no sentido da resolução dos problemas das populações locais, fazendo obra, dotando a freguesia de novas infra-estruturas e melhoramentos, em diversos locais, para as colocar ao serviço das pessoas, sendo este um grande exemplo disso mesmo. Depois da sua intervenção, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, conjuntamente com a Sra. Presidente da Junta de Freguesia, assinalou simbolicamente este momento com o descerramento da placa alusiva a esta inauguração. Já em momento posterior, neste dia importante para a Freguesia, foi a vez do lanche convívio entre todos os presentes que ali testemunhavam com satisfação uma jornada muito importante.