27 Out. 2009

Programa Turismo Sénior 2009 visita Museu e Cidade de Tondela

No passado dia 26 de Outubro os Serviços Educativos do Museu Municipal Terras de Besteiros proporcionaram a cerca de meia centena de idosos, do Programa Turismo Sénior da Fundação Inatel, uma visita ao espaço do Museu bem como um passeio pelo Centro Histórico da cidade de Tondela.

O Município ao receber entre os meses de Outubro e Dezembro vários grupos de Turismo Sénior, resultado de uma colaboração entre o Pelouro da Cultura e a Fundação Inatel, inicia um novo e importante desafio no âmbito das actividades de Intervenção Comunitária do seu museu municipal. Os visitantes oriundos do Distrito de Santarém, tiveram a oportunidade de conhecer o que de melhor a nossa terra tem para oferecer. Aproveitando uma das mais-valias do recentemente inaugurado Solar de Sant’Ana, os Serviços de Intervenção Comunitária receberam os visitantes no Museu. No espaço do seu auditório puderam visualizar um filme sobre o Concelho de Tondela, que pretende promover e divulgar o nosso património cultural, além de mostrar o desenvolvimento económico do concelho nos últimos anos. Após terem visionado o vídeo promocional foi possível aos cerca de 50 visitantes seniores descobrirem alguns dos monumentos mais emblemáticos do centro antigo da cidade de Tondela. A visita, organizada pelas técnicas do Museu Municipal, procurou ir de encontro às expectativas deste grupo de visitantes, tentando sempre criar situações de partilha de conhecimento e saber. No final da visita guiada, os idosos maravilhados com uma tarde passada de forma diferente, ficaram a conhecer um pouco do melhor que o nosso passado nos deixou… e que o Museu Municipal Terras de Besteiros não quer deixar morrer. Com este público, em que a idade se traduz em experiência, as visitas serão direccionadas com o intuito de se alcançarem verdadeiros momentos de partilha e aprendizagem que valorizarão, sem dúvida, todos os presentes. Mais uma aposta na divulgação e promoção da cultura da região.