10 Nov. 2009

Município promove Actividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1º Ciclo do Concelho

Realizou-se no passado dia 6 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma conferência de imprensa para apresentação das Actividades de Enriquecimento Curricular para o ano lectivo de 2009-2010. Serviu ao mesmo tempo, para se proceder à cerimónia de assinatura dos contratos de trabalho (termo certo resolutivo e a tempo parcial) com os 43 professores das Actividades de Enriquecimento Curricular. A sessão foi presidida pelo Sr. Presidente da Autarquia, Dr. Carlos Marta, o qual estava acompanhado pelo Vereador da Educação, Dr. José António Jesus e pelos representantes dos quatro Agrupamentos de Escola do Concelho

(Tondela, Caramulo, Campo de Besteiros e Lageosa do Dão). Abrindo a conferência de imprensa, usou da palavra o Sr. Vereador da Educação, na qualidade de autarca responsável pela implementação deste programa que agora foi apresentado à comunicação social, apesar de já estar em fncionamento desde 15 de Setembro. Salientou que o Município de Tondela é o Promotor das Actividades de Enriquecimento Curricular, em parceria com os 4 Agrupamentos de Escolas as actividades, sendo desenvolvidas as actividades de ensino do Inglês, ensino da Música, Actividade Física e Desportiva e Expressões Artísticas. Os professores em funções nas escolas estão distribuídos da seguinte forma: 12 professores de Inglês, 18 professores de Actividade Física e Desportiva, 5 professores de Música, 8 professores de Expressões Artísticas. O número total de alunos do 1º Ciclo envolvidos é da ordem dos 1018, distribuídos em 67 turmas de Inglês, 61 turmas de actividade desportiva, 30 turmas de Música e 31 turmas de Expressões. O investimento total previsto para este ano lectivo é de 420.000,00€, que engloba o pagamento aos professores (12,02€valor/hora) e a aquisição de todo o material didáctico necessário. A comparticipação financeira do Ministério da Educação é de 267.225,00€ (262.50 €/aluno /ano), o que não cobre, de maneira nenhuma, a despesa prevista. O Vereador referiu, com elevada satisfação, os vários relatórios externos que ao longo do ano foram feitos a estas actividades, por equipas do Ministério da Educação, não deixam qualquer dúvida, ao referirem a excelente organização do Município e dos agrupamentos e o grau de profissionalismo como decorrem. O Vereador teria oportunidade ainda de informar que em relação aos Jardins-de-Infância, a Actividade Física e Motora começaria a funcionar no mês de Janeiro, com a duração de 1 hora por semana, envolvendo cerca de 650 crianças, incluindo os Jardins de Infância privados. Relembrou igualmente as diversas competências da responsabilidade da Autarquia, no domínio da Educação, a salientar: Generalização das Refeições aos alunos do 1º Ciclo Este ano lectivo almoçam nas escolas 814 crianças, investindo o Município nesta medida cerca de 137.500,00€, incluindo o valor estimado da comparticipação do Município para Acção Social Escolar (que é de 100.000,00€); Componente de Apoio à Família Investimento de 182.000,00€, estando esta medida implementada em todos os Jardins de Infância; Aquecimento e Material Didáctico Transferência de 19.521,00€ para os 4 Agrupamento de Escolas para comparticipar nestas despesas; Recursos Humanos 78 pessoas afectas às Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância a desempenhar as funções de Auxiliares de Serviços Gerais/Animadoras (52 Assistentes Operacionais, 23 Estágios e 3 Programas Ocupacionais), De seguida tomou a palavra o Sr. Presidente da Câmara Municipal. Apresentou cumprimentos a todos os presentes, dirigindo-se em especial ao conjunto dos 43 professores, desejando-lhes as maiores felicidades no exercício das suas funções. Apontou o facto do Pelouro da Educação, apesar de ter um número reduzido de recursos humanos, ter conseguido preparar o início do novo ano com extrema eficácia, tornando-se cada vez mais premente, com as acrescidas responsabilidades em matéria de educação, fortificar a equipa de trabalho do gabinete da educação, dotando-o dos necessários meios . Informou também que o Município, à semelhança dos anos anteriores, tinha decidido promover a aquisição, na totalidade, dos livro de Inglês para todos os alunos das escolas do 1º ciclo, uma medida solidária para com as famílias, nestes tempos difíceis que todos atravessamos. Destacou a entrada em funcionamento no presente ano lectivo do Centro Escolar de Tondela implantado no espaço da EB2,3 de Tondela - um bloco com 10 salas, das quais 5 já estão em funcionamento. É uma obra pensada no sentido de rentabilizar as infra-estruturas existentes, que incluirá a construção de uma nova biblioteca escolar e beneficiação do espaço de recreio exterior. Com esta obra será possível concluir a reorganização da rede escolar na freguesia de Tondela, permitindo que todos os alunos do 1º Ciclo estejam na mesma escola. O autarca referiu com alguma consternação que, com a deslocação dos alunos para o novo Centro Escolar, o edifício onde durante anos funcionou a Escola Nº 1 de Tondela, local onde a maior parte dos Tondelenses incluindo ele próprio aprenderam a ler, escrever e contar, deixará de funcionar como Escola, e será objecto de obras profundas para acolher o Arquivo Municipal. Finalmente reforçou a excelente relação pessoal e institucional que se verifica com todos os agrupamentos de escola e com a escola secundária, o que muito contribui para o frutuoso trabalho que se tem vindo a desenvolver. Referiu que o município tem assumindo algumas responsabilidades, que apesar de não serem suas, nomeadamente no domínio dos recursos humanos, são um bom exemplo para exprimem a importância que a educação assume na política do município.