05 Jan. 2010

Câmara de Tondela disponibiliza fruta às Escolas do 1º Ciclo

O problema da obesidade infantil tem vindo, a apresentar valores crescentes e preocupantes. Assim sendo, a promoção da Saúde na escola assume um papel notório no desenvolvimento físico, psíquico, social, emocional e afectivo da criança.

Consciente destas problemáticas a Câmara de Tondela apresentou ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) uma candidatura ao Regime de Fruta Escolar (RFE), Portaria n.º 1242/2009, tendo a mesma sido aprovada. Nesse sentido, a Câmara de Tondela irá fornecer e disponibilizar frutas (maças, pêras, laranjas, tangerinas e bananas) às escolas do 1º ciclo do Concelho e aos mais de 1000 alunos que frequentam essas escolas. São mais de sete mil euros atribuídos pelo IFAP - Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, a este município que permitem duas disponibilizações semanais de fruta escolar, para 20 semanas do presente ano lectivo. O objectivo do Regime de Fruta Escolar é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares. Porque “Uma população saudável é uma população alegre e produtiva.” a Câmara de Tondela tem vindo ao longo dos anos lectivos anteriores, a implementar medidas no âmbito da promoção da saúde nas Escolas e Jardins de Infância do Concelho com o objectivo de educar para comer bem e de forma saudável a salientar: • Contratação dos serviços de uma Nutricionista; • Acções de Formação sobre Alimentação, Higiene e Segurança Alimentar em meio Escolar”; • Colaboração no Projecto Educação para a Saúde – Dia da Fruta do Agrupamento de Escolas de Tondela, através da distribuição de 1 peça de fruta da época a todos os alunos; • Colaboração com a Escola Secundária com 3º Ciclo de Molelos na comemoração do “Dia Mundial da Alimentação” através da distribuição de fruta aos alunos.