12 Fev. 2010

A Serra do Caramulo foi seleccionada entre os 77 Pré-finalistas das 7 Maravilhas Naturais de Portugal

Ficamos a saber, esta semana, que a Serra do Caramulo é um dos 77 locais Pré-finalistas, no âmbito da Candidatura efectuada pelo Município de Tondela, do Pelouro do Turismo, e da eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, integrada nas categorias “Grandes Relevos, Florestas e Matas”. A Primeira fase das eleições das 7 M.N.P.

recebeu 323 candidaturas, tendo os 77 locais pré-finalistas sido anunciados no dia 7 de Fevereiro, pela New 7 Wonders Portugal, entidade responsável pela eleição. Para orgulho e mérito nosso, a Serra do Caramulo, é a única seleccionada e representante do Distrito de Viseu. É sem dúvida, uma zona favorecida, pelo seu património valioso, pelas suas riquezas naturais e paisagísticas. É com grande consolação e regozijo que Dr. Carlos Marta, Presidente do Município de Tondela, encara esta selecção, afirmando que “é do conhecimento de todos as qualidades e potencialidades da Serra do Caramulo”. A lista completa com os 77 locais Pré-finalistas de eleição 7 Maravilhas Naturais de Portugal, pode ser consultada por quem tiver curiosidade, através do link: http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/pre-finalistas A short list agora apresentada, será ainda sujeita a votação por um painel de vinte e uma personalidades notáveis do nosso País, que irão escolher as 21 maravilhas finalistas, onde terão que incluir pelo menos um candidato de cada região do País (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira). Esta lista será conhecida a 7 de Março, data que também tem inicio a votação pública. Seguir-se-á a votação electrónica do público, até 7 de Setembro, e a realização da cerimónia final, que será a 11 de Setembro, Gala de Declaração das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, na Lagoa das Sete Cidades, na Ilha S, Miguel nos Açores. À semelhança da Eleição das 7 Novas Maravilhas do Mundo (2007), esta eleição tem como objectivo e finalidade, alertar, divulgar e proteger todo o nosso legado natural e ambiental. É nosso dever, e prioridade contribuir para essa mesma preservação. Com a eleição das “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”, a New 7 Wonders Portugal, conseguiu um maior destaque ao Turismo, uma maior divulgação de sempre do património e cultural português, deste modo recuperou o interesse das populações pelos monumentos que marcam a nossa história. Não se esqueçam, Vamos todos votar por Tondela!