11 Mar. 2010

Pela sua saúde e bem-estar, frequente as Caldas de Sangemil!

De forma a encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente, “Mens sana en corpore Sano” famosa citação latina do poeta romano Juvenal, aquistas de várias idades procuram nesta região, relaxar para ecurarem-se hidrologicamente. A procura é constante, os Aquistas de todo os País escolhem as Termas de Sangemil, entre as diversas Termas de Portugal, por várias razões, embora a natureza bucólica envolvente seja um factor de influencia permanente.

A Calma que emana de cada recanto é crucial no tratamento de depressão nervosa e fadiga. Mas os benefícios não se ficam pela calma e tranquilidade. As Caldas de Sangemil, Águas com propriedades medicinais de forte acção regeneradora testemunhada por milhares de utentes que a elas recorrem para cuidados pós-operatórios e de reabilitação motora. As Termas de Sangemil situadas na freguesia de Lajeosa do Dão, reabrem as portas no dia 15 de Março, antecipando em quinze dias a abertura da época termal relativamente ao ano passado, disponibilizando a todos os Aquistas programas terapêuticos e de bem-estar, como forma de promoção e prevenção da saúde. As águas de Sangemil, utilizadas e conhecidas desde o século XVIII, tendo sido já referenciadas como a Pérola do Dão, não só porque estão situadas num dos mais belos trechos do rio, mas porque é no seu leito que nascem as águas mineralizadas e hipertermais de Sangemil. São sulfúreas primitivas, com um PH de 8,4 bicarbonatadas, sódicas e fluoretadas. Como são hipertermais (49º C) são captadas a cem metros de profundidade, a partir de furos isolados, feitos em 1999. Nas Caldas de Sangemil, o Aquista é acompanhado por uma equipa médica que lhes dá acesso às especialidades de hidrologia, fisiatria, reumatologia e ortopedia. O Balneário Termal dispõe de técnicas termais altamente sofisticadas tais como: banhos de imersão simples e aerobanhos, banhos de imersão com hidromassagem computorizada e duche subaquático, duches mecânicos de jacto e leque, duches circulares e manupediduche, duches massagem de Vichy, de Aix e duche basculante, estufas de vapor integral (à coluna, aos membros e Bertholaix), Phlebotone e camas termostatizadas, piscina de mobilização, irrigações nasais e pulverizações faríngeas e nebulizações individuais e aerossóis sónicos. Várias vezes ao longo do ano, o balneário promove workshops de Watsu, uma técnica de Shiatsu na água. Este processo terapêutico, que ocorre em piscina aquecida a 35ºC, recorre a técnicas específicas de movimentos e toques que desbloqueiam pontos de tensão física e mental. Sem dúvida que esta estancia termal poderá contribuir para a eficácia de estabelecer equilíbrios perdidos, recuperando energias. Envolva-se no seu meio natural em que esta está inserida, assim como as suas gentes, os seus costumes e os seus sonhos. Pela sua saúde e bem-estar, frequente as Caldas de Sangemil!