30 Mar. 2010

Inauguração do Sistema de Tratamento das Águas Residuais da Freguesia de Mosteiro de Fráguas

Foi inaugurada no passado dia 28 de Março a grande obra que corresponde ao tratamento das águas residuais da Freguesia de Mosteiro de Fráguas. Eram 17 horas quando a comitiva a que presidia o Dr. Carlos Marta, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, acompanhado do Vice-Presidente e Vereador responsável pelo Pelouro do Ambiente,

Dr. José António de Jesus, das Vereadoras Eng.ª Carla Pires e Dr.ª Cecília Fragoso, do representante do Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Fernando Ferraz, bem como da Chefe de Divisão Eng.ª Maria João Fernandes, chegaram à povoação do Ribeiro, onde os aguardavam o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Roberto Carvalho, os demais membros da Junta e da Assembleia de Freguesia, bem como o anterior Presidente da Junta de Freguesia, Sr. António Rodrigues, membros da Assembleia Municipal, o Pároco da Freguesia, Pe. Cardoso, representantes das Instituições locais, bem como o considerável público presente, que se associaram à inauguração de tão importante infra-estrutura, que virá dar mais qualidade de vida à população desta freguesia.
A visita iniciou-se junto a primeira Estacão Elevatória (E.E) deste sistema. De seguida todos se deslocaram, até ao sítio do Porto do Carro, local onde se encontra a segunda E.E e a ETAR. Aqui chegados, o pároco procedeu à bênção desse equipamento, tendo sido descerrada a placa comemorativa de tão importante acto.
O Vereador Dr. José António Jesus, depois de cumprimentar todos os presentes, apresentou de forma detalhada o modelo de funcionamento de todo o sistema que agrega as várias bacias de drenagem, para o que foram executados vários quilómetros de emissários. Esta ETAR, tem capacidade para receber as águas residuais de uma população de cerca de 750 habitantes, no horizonte de projecto, para um período de 20 anos. O tratamento preliminar, é feito com recurso a um sistema de gradagem média, de limpeza manual, o que se verifica na segunda E.E, onde também existem dois grupos de electrobombas submersíveis comandados por sondas de nível.
O tratamento secundário é feito por Lagunagem, sendo uma solução simples, de alta eficiência depuradora e com economia de consumo energético. Na lagoa existem dois arejadores de superfície, responsáveis pelo fornecimento de oxigénio para activar a transformação da matéria orgânica. A lama activada em suspensão passa para a lagoa de sedimentação onde sofre uma decantação total. A água já decantada, flui para um canal de saída, onde está instalado um medidor de caudal ultrassónico, sendo posteriormente lançada no Rio Dinha. As lamas em excesso, já mineralizadas serão retiradas periodicamente da lagoa de sedimentação e desidratadas noutra ETAR, sendo-lhes dado o destino final. Nesta ETAR também a efectuado o tratamento terciário, que consiste na remoção de fósforo, o que se torna necessário já que este curso de água esta na área de influência da Barragem da Aguieira. "Estamos perante um dos mais modernos equipamentos, que muito orgulha a freguesia", foi nestes termos que se referiu o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, não deixando de lançar um apelo a população para que solicitem a ligação dos respectivos ramais domiciliários, disponibilizando-se a Junta de Freguesia para acompanhar esses pedidos.
A última intervenção coube ao Sr. Presidente da Câmara, que manifestou o seu contentamento pelo facto da freguesia passar a ter o tratamento dos seus esgotos. Referiu-se ao investimento que ultrapassou os 400.000€, elencando de seguida as várias obras que, neste domínio, estão a ser realizadas por todo o concelho e as que em breve se vão iniciar. "Tudo isto só é possível porque, a tempo, fizemos as candidaturas ao POVT, obtendo a devida aprovação, como e o caso desta obra que foi co-financiada por essa medida. De seguida explicou que o nível de cobertura do concelho (no tratamento de águas residuais), nos dá um indicador que nos aproxima do pelotão dos concelhos mais desenvolvidos e com fortes procurações na salvaguarda do ambiente e da qualidade de vida. Seguiu-se uma visita às instalações, enquanto o grupo de música popular da Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Mosteiro de Fráguas, animava todos os presentes, enquanto era servido um saboroso lanche.