04 Jul. 2013

PERCURSOS COM SAUDE, NUMA CAMINHADA PARA TODOS…

A «CAMINHADA ECOLÓGICA DE TONDELA - Concentração dos Projetos SAÚDE EM DIA» realizada no último domingo, mobilizou mais de 1 milhar de participantes, de várias Freguesias do nosso Concelho. O número de inscritos no prazo definido e aqueles que se inscreveram nessa manhã, totalizaram 1078 registos, o que prova o grande envolvimento que esta iniciativa gerou. Com esta “Caminhada” quisemos, ainda, lembrar o 2.º aniversário da inauguração da «Ecopista do Dão» - magnífico equipamento turístico-desportivo que atravessa o nosso Concelho, na maior extensão de todo o percurso.

Os Técnicos de Desporto que desenvolvem o seu trabalho nos projetos «SAÚDE EM DIA», motivaram os seus grupos locais para uma forte participação nesta CAMINHADA, tendo-se integrado um elevado número de pessoas oriundas das mais diversas regiões do Concelho.
Também o grupo de participantes do CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, depois de um período de trabalho prático realizado nos últimos três meses visando uma melhor preparação física, integraram a iniciativa apercebendo-se das suas renovadas capacidades para a marcha, especialmente para longas distâncias.
A concentração começou cedo, com os testes de saúde facultados por 8 enfermeiras (Centro de Saúde e Centro Municipal de Marcha e Corrida, de Tondela). Na hora marcada, os Técnicos de Desporto criaram as condições corporais (musculares e articulares) para o início do esforço físico, previsto para 3 opções de distância, numa “caminhada para todos”: 4, 7 e 12, Kms.
O Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta, o Vice-Presidente Dr. José António Jesus e o Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, não deixaram passar a oportunidade de estarem presentes e de fazer o percurso mais longo (12 Kms), numa demonstração de grande forma física constituindo, mesmo, um exemplo para aquilo que todos nós deveremos procurar fazer, enquanto objetivo de melhoria da condição física e promoção da nossa saúde e qualidade de vida.
Associando-se ao CMMCTnd e ao trabalho que tem sido desenvolvido no Concelho, o Professor Doutor Paulo Colaço, coordenador Nacional do Programa de Marcha e Corrida foi, igualmente, um dos participantes nos 12 Kms. Perante a impossibilidade, por questões de saúde, da presença da Campeã do Mundo de Corta-Mato, Albertina Dias (a quem desejamos rápidas melhoras), o Professor Colaço demonstrou a sua satisfação pelo que se faz em Tondela e pelas magníficas paisagens e equipamentos desportivos, como é exemplo a «Ecopista do Dão».
Depois de percorrerem os respetivos itinerários e de terem oportunidade de praticar alguns jogos (carros de rolamentos, andas, arco e gancheta, etc., os grupos reuniram-se na ex. Estação de Tondela, onde puderam participar numa atividade de dança (zumba, dance fusion, etc.), orientada por um grupo de Técnicos de Desporto dos projetos «Saúde em Dia». Também ali, a Casa do Povo de Tondela e o Clube de Caça e Pesca, abriram as suas portas a quantos quiseram recordar (sobretudo os mais idosos) ou conhecer (em especial, os mais novos), as memórias do comboio. A Associação Tondela Columbófila, com sede no antigo armazém da Estação, presenteou todos os participantes com uma «largada de pombos». Depois de um reforço alimentar, baseado nas tradicionais "tortas de Nandufe", o grupo rumou ao Parque Urbano onde, alguns, aproveitaram para um almoço ao ar livre.
Foi, de facto, uma manhã magnífica para a promoção da saúde e do exercício físico!
Não podemos deixar de salientar, a boa colaboração dos Técnicos dos projetos «Saúde em Dia», que estiveram presentes; o apoio e incentivo do Professor Paulo Colaço; a colaboração da Casa do Povo de Tonda pela disponibilização dos Jogos Tradicionais; a Casa do Povo de Tondela e o Clube de Caça e Pesca, pela abertura das suas instalações; a Tondela Columbófila, pela "largada de pombos"; a Associação Desportiva Radical de Tondela, pelos "carros de rolamentos"; o Centro de Saúde de Tondela, pelas enfermeiras nos testes de saúde; o CMMCTnd, os seus Técnicos de desporto, pelo apoio e coordenação dos percursos, bem como as suas enfermeiras pelos testes de saúde e apoio aos grupos na caminhada; à Associação de Educação Física e Desporto de Tondela pela colaboração técnica e logística, dispensadas. Naturalmente, a todos os que, direta ou indiretamente, deram o seu contributo a esta iniciativa, os nossos agradecimentos.
O Gabinete de Desporto do Município vai continuar a promover estes e outros projetos, visando criar as melhores condições para aumentar os níveis de saúde e qualidade de vida dos cidadãos do nosso Concelho.
DESPORTO FAZ BEM!

Gabinete de Desporto