11 Jul. 2013

Jogos Desportivos do Concelho - 15 anos no Desenvolvimento do Desporto

O projeto «Jogos Desportivos do Concelho de Tondela», nasceu há 15 anos, com o intuito de mobilizar as crianças e jovens para a prática desportiva numa perspetiva abrangente, segundo os princípios do «Desporto Para Todos».

Destinado às faixas etárias mais jovens (7 aos 15 anos) e começando com uma oferta desportiva mais tradicional (andebol, basquetebol, futebol, etc.), ao longo dos anos foi-se ajustando a outras idades e a novas modalidades desportivas sendo hoje, 15 anos depois, um projeto maduro, bem enraizado no Movimento Associativo do Concelho, aberto a todas as idades a partir dos 7 anos e com novas opções de prática desportiva indo ao encontro dos novos conceitos de desporto, mais voltado para a natureza e aventura.
Os «Jogos Desportivos do Concelho de Tondela» têm cumprido um papel relevante, muito significativo, na dinamização do Movimento Associativo, na formação das crianças e jovens, na promoção e ocupação das instalações desportivas, na sensibilização à prática desportiva e ao exercício físico, na criação e revitalização de espaços desportivos de natureza, na oferta desportiva variada e tendencialmente inovadora, no aparecimento de novas opções de prática desportiva, enfim, no desenvolvimento do desporto no Concelho. Hoje, com 15 anos, podemos afirmar que os Jogos Desportivos têm uma marca importante na história do desenvolvimento desportivo do nosso Concelho.
Os Jogos Desportivos promovem a prática do desporto de competição e recreação para muitas crianças, jovens e adultos que, de outra forma, não teriam oportunidade de o fazer;
Os Jogos Desportivos levam, anualmente, o desporto a várias Freguesias do Concelho e aos mais variados locais e instalações desportivas incluindo os espaços de natureza;
Os Jogos Desportivos mobilizam várias Instituições do nosso Concelho e, através delas, milhares de participantes de várias idades e de diferentes capacidades físicas, técnicas e motoras, numa perspetiva de valorização da participação e da inclusão desportiva e social.
Os Jogos Desportivos assumem-se, mesmo, como projeto Municipal de maior envolvência associativa. Contam com a participação de clubes desportivos, associações culturais, ranchos folclóricos, instituições particulares de solidariedade social, escolas e outras Instituições, numa demonstração plural da abrangência e qualidade do projeto.
A décima quinta edição dos «Jogos Desportivos do Concelho de Tondela», organizada este ano, teve o seguinte calendário e participação:
- Foram apresentados no Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Carvalhal, em 23 março; - A “Cerimónia de Abertura”, realizou-se no Parque Desportivo de Nandufe, em 5 de maio;
- O “Calendário Competitivo” decorreu entre 11 de maio e 7 de julho, em várias Freguesias e Instalações do Concelho;
- Ofereceram-se 23 modalidades desportivas (10 de competição e 13 de recreação), coordenadas por 15 associações de modalidade sendo 5 de âmbito distrital e 10 do Concelho de Tondela;
- Contaram com a participação de 42 Instituições (associativas, escolares, IPSS);
- Envolveram centenas de dirigentes e colaboradores associativos, um total de 1426 atletas inscritos.
Sobre o «Fim-de-Semana dos Jogos» que decorreu nos dias, 6 e 7 de julho, o qual incluiu a “Cerimónia de Encerramento” que teve lugar no domingo, pelas 21:00h, no Parque Urbano de Tondela, mais do que aquilo que poderemos descrever, ficam as imagens de 2 dias de intensa atividade e muita participação, de muito esforço mas, também, de muita compensação, com muito empenho e entrega de quem organizou e de quem participou, e um final em festa que reuniu largas centenas de participantes naquele maravilhoso espaço de natureza, onde se consagraram os vencedores das modalidades desportivas, com a entrega dos troféus e medalhas, dignificando-se, também, os vencidos pela sua participação e “fair play”, sobressaindo um elevado momento de festa e alegria espelhando uma saudável amizade e o desejo de continuar a participar, independentemente dos resultados desportivos.
A “cerimónia” foi presidida pelo Dr. José António Jesus, vice-Presidente do Município que, dando as boas-vindas a todos, realçou “… o esforço e a capacidade dos Dirigentes Associativos que anualmente se mobilizam através das suas Coletividades e dos seus atletas, numa demonstração exemplar da força do associativismo do Concelho”. Seguiu-se um excelente momento de dança, num misto entre o clássico e o moderno, da responsabilidade da AEFDT-Associação Educação Física e Desporto de Tondela. A entrega dos troféus e medalhas antecedeu a “declaração de encerramento” desta 15ª edição que, nas palavras do Vereador do Pelouro do Desporto do Município, Eng.º António Dinis, “…constituiu mais uma demonstração de sucesso das iniciativas desportivas do Pelouro e que por esse facto, não poderia deixar de agradecer a todos os que para isso deram o seu contributo”. A festa acabou nas Piscinas Municipais, com um magnífico espetáculo de “Aquadanse”, da responsabilidade técnica da ADERETON, que coordena a modalidade.
Resta um agradecimento a todos quantos permitem, ano após ano, dar vida a este projeto, em especial aos “Dirigentes Associativos” do nosso Concelho, cuja força e dedicação, está patente na forte mobilização que continuam a proporcionar aos JOGOS DESPORTIVOS DO CONCELHO DE TONDELA.
DESPORTO FAZ BEM!

Gabinete de Desporto