04 Jan. 2013

Ação de Formação Como lidar com crianças com NEE

A constante formação e aquisição de novos saberes é mandatório em qualquer profissional de educação, portanto para quem trabalha na área é necessário proceder a uma atualização regular do que já se sabe e obter novos métodos e estratégias pedagógicas.

É com esta ideia em mente que o Pelouro da Educação do Município de Tondela, promoveu mais uma ação de formação para as Assistentes Operacionais dos Jardins de Infância do Município. A formação foi organizada pelo Gabinete de Educação e lecionada pela formadora Melany Lopes, decorreu nos passados dias 27 e 28 de Dezembro, na sala polivalente da Biblioteca Tomás Ribeiro, tendo a duração de 7 horas diárias.
Esta formação focou-se nas Necessidades Educativas Especiais em crianças pequenas e em como estas devem ser abordadas em contexto escolar. Entre os principais objetivos da formação destacam-se, a sensibilização das auxiliares de jardim de infância para as diferentes problemáticas associadas às necessidades educativas especiais, comportamentos a evitar ao lidar com crianças que possuam estas necessidades e capacitar as auxiliares de jardim de infância de ferramentas e estratégias de ação úteis para trabalhar dia a dia com estas crianças.
Numa altura em que o tema da Inclusão Social é cada vez mais atual e presente quer nas escolas quer na sociedade, o Pelouro da Educação do Município de Tondela quer começar já a implementar este conceito, promovendo uma mentalidade inclusiva, tolerante e de apoio a quem mais precisa, desde muito cedo nos nossos jardins de infância.