23 Jun. 2015

Festa dos “Minis (e Pais) em Ação” encerra ano letivo no Parque Urbano

O Parque Urbano da cidade de Tondela encheu-se de crianças e pais para mais uma tarde repleta de animação. “Minis e Pais em Ação” foi o nome escolhido para a iniciativa que marcou o encerramento do programa “Minis em Ação”, implementado pelo Gabinete de Educação nos jardins de infância do Município de Tondela.

Em simultâneo, decorreu a “1ª Corrida Infantil Cidade de Tondela”, onde os pais e os filhos com idades entre os 3 e os 6 anos tiveram que, lado a lado e de mão dada, percorrer a distância preparada à medida dos mais pequenos.
Com início marcado para as 16h30, o parque urbano foi-se enchendo de crianças, acompanhadas pelos respetivos pais, mas também da restante família que fez questão de aproveitar as sombras do parque, numa tarde quente de verão. Ao longo da tarde, pais e filhos tiveram que reunir esforços para, em conjunto, conseguirem ultrapassar um conjunto de tarefas e gincanas preparadas a rigor, envolvendo insufláveis, água e perícia com bolas, cordas e arcos. No final venceu o espírito de grupo, a união, o companheirismo e os laços familiares, que saem muito mais reforçados.
À semelhança do programa das Atividades de Enriquecimento Curricular, que este gabinete implementa nas escolas do primeiro ciclo, também nos jardins-de-infância, desde há sete anos, que é promovida a atividade física e desportiva, tendo desde há 3 anos a configuração que aqui vimos implementada.
Coordenado pelo Prof. Pedro Tavares, os “Minis em Ação” contam com um leque de profissionais na docência da educação física que, semanalmente, se deslocam aos jardins, promovendo entre os mais pequenos uma prática salutar de exercício físico. Mas não se ficam por aqui e, periodicamente, fazem avaliações das alturas, massas e índices de massa corporal, conseguindo dados bastante minuciosos na evolução da população infantil.
Uma forma importante do Município ir acompanhando de perto a evolução da sua população infantil.
Porque o ano letivo está a chegar ao fim, resta desejar toda a sorte às crianças que fizeram o último ano nos jardins de infância e que estão prestes a ingressar no 1º ciclo do Ensino Básico, certos que terão pela frente novos e importantes desafios pedagógicos.