06 Jan. 2016

Abertas inscrições para Seminário de Educação que traz a Tondela oradores de referência Ibérica

“Desafios para uma Educação de Futuro” é o mote para o Seminário de Educação que o Gabinete de Educação do Município de Tondela irá realizar já no próximo dia 30 de janeiro.
Reconhecendo que a educação contribui de forma preponderante para a melhoria das condições de vida da população, motivo pelo qual deve ser um vetor essencial no desenvolvimento e progresso da sociedade, a Câmara Municipal de Tondela está empenhada em trazer a Tondela um leque de oradores de referência Ibérica.
Confirmada está já a presença do conhecido comentador televisivo, Professor Doutor Paulo Sargento, um dos mais conceituados Neuropsicólogos Clínicos e Forenses do país. É docente da Universidade Lusófona, diretor da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e autor de livros como “Só amor não basta?” ou o recém lançado “Ensine o seu filho a dizer NÃO”.
Garantida está, também, a presença do espanhol Javier Urra, Psicólogo clínico e Pedagogo terapeuta. Trabalhou durante três anos com jovens conflituosos no Centro Nacional de Reeducação de Cuenca desenvolvendo, atualmente, o seu trabalho como Psicólogo Forense do Tribunal Superior de Justiça e do Tribunal de Menores de Madrid. É autor de best-sellers editados em Portugal como “O Pequeno Ditador”, “O que ocultam os Filhos, o que escondem os Pais” ou “Educar com Bom Senso”. A este propósito, fará em Tondela a apresentação, em primeira-mão, do seu novo livro “O Pequeno Ditador Cresceu”.
Da Universidade de Aveiro, a Professora Doutora Aida Figueiredo, docente do Departamento de Educação, virá apresentar as conclusões da sua investigação que, muito recentemente, apresentou dados que levam a crer que as crianças passam pouco tempo no recreio dos jardins de infância, sendo esse pouco tempo dedicado a atividades pouco ricas e pouco promotoras do desafio, da exploração, da autonomia e da liberdade, aspetos importantes no desenvolvimento da autoconfiança e do bem-estar emocional da criança.
Convictos da inequívoca necessidade de se promover o debate em torno de uma educação em processo de mudança e com um leque de convidados de luxo, o Seminário de Educação de 2016 permitirá refletir sobre a relação entre a escola, a família e a sociedade atual, num quadro de corresponsabilidade entre os diferentes agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, sempre de olhos postos no futuro.
Esta e outra informação sobre os preletores e o respetivo programa, bem como a inscrição gratuita, mas obrigatória, pode ser feita no site do evento, em www.cm-tondela.pt/seminario.educacao