12 Abr. 2016

MERCADO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL "ORIENTA-TE"

Tondela promoveu o mercado de orientação vocacional e profissional "ORIENTA-TE", nos dias 7 e 8 de abril no Pavilhão Municipal de Tondela.

Trata-se de uma iniciativa do CLDS-3G "Tondela Inclusiva" e do Gabinete de Educação do Município que, deste modo, procuraram dar oportunidade aos jovens do concelho de Tondela e outros que se quiseram associar, de conhecer um leque muito vasto de opções de futuro. Desde Universidades, a Institutos Politécnicos, Escolas Profissionais ou o Exército, as participações neste mercado foram elevadas e bastante exemplificativas das ofertas que cada uma tem como opção para os alunos.
A cerimónia de abertura contou com o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia - Entidade Coordenadora Local do CLDS-3G "Tondela Inclusiva", os Diretores dos Agrupamento locais, a Escola Profissional de Tondela e uma técnica responsável do Centro de Emprego Dão Lafões. Destacou-se desde a abertura, nas palavras do Sr Presidente do Município, Dr. José António Jesus, a importância que a educação assume no Concelho de Tondela, motivo pelo qual se desenvolvem várias atividades nesta área, entre elas este mercado.
A elevada adesão que o evento teve durante os dois dias foi reveladora da importância que os jovens atribuem ao seu futuro, bem como da necessidade de obterem mais informação para poderem tomar decisões informadas.

Procurando estimular o espírito empreendedor dos jovens do concelho, alargando os horizontes nas escolhas futuras e procurando estabelecer desde cedo uma ligação ao empreendedorismo como alternativa ao trabalho por conta de outrem, tivemos oportunidade de ouvir, inserido nesta atividade, André Leonardo. André é um jovem com uma história de vida para contar desde o dia em que sozinho decidiu partir para uma expedição à volta do mundo. Passou por 23 países, procurando contrariar a tão atual crise ou desemprego, conhecendo pessoas empreendedoras nos vários países que marcam a sua vida, acabando por se tornar, ele próprio, um empreendedor. A sua história de vida é altamente contagiante e conseguindo criar, nos jovens que o ouviram, algumas vontades implícitas ou explicitas, de quererem seguir este exemplo de vida e de empreendedorismo.
Também inserido nesta iniciativa, uma outra palestra para os jovens, com Mafalda Ribeiro, que sofre da doença dos ossos de vidro. Cativou os presentes pela sua diferença – diferença física (mede 97 centímetros) e diferença interior – aceita a vida como um dom e procura aproveitar e agradecer tudo o que tem sem questionar ou reclamar. Tornou-se uma verdadeira empreendedora ao fazer da sua vida uma vida de sucesso pessoal e profissional, ultrapassando aquilo que, para a maioria das pessoas, seriam apenas barreiras.
No final destes dois dias o sentimento é de que os alunos que visitaram este mercado saíram com uma panóplia de informação bastante alargada, que lhes irá permitir tomar decisões com base em informações concretas e quem sabe, aquilo que se viu e ouviu nestes dois dias, não irá contribuir para que alguns destes alunos venham a ser grandes empreendedores!