A+ A A-

Rede de Fontanários

Os fontanários não ligados à rede pública de distribuição de água, que sejam origem única de água para consumo humano e propriedade do município, ou das juntas de freguesia, devem integrar o PCQA (Plano de Controlo da Qualidade da Água) do serviço em baixa.
No concelho de Tondela, engloba o controlo da qualidade da água em 40 Zonas de Abastecimento (ZA), em localidades das seguintes freguesias:
-União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo,
-Castelões
-União de Freguesias de Caparrosa e Silvares
-Dardavaz
-União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho
-Guardão
-Santiago de Besteiros

Em cada ZA são realizadas 6 análises correspondendo a um total de 240, com o objectivo de fornecer informação sobre a qualidade organoléptica e microbiológica da água. Das análises realizadas, verificou-se o cumprimento dos valores paramétricos para a maioria dos parâmetros.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27 de Agosto, que estabelece o regime da qualidade da água destinada ao consumo humano, mais precisamente do n.º 6 do artigo 16.º (Controlo de fontanários não ligados à rede pública), que indica: “No caso dos fontanários que não tenham sido integrados no PCQA, as entidades gestoras devem colocar placas informativas de água não controlada ou de água imprópria para consumo humano, conforme o caso”. Desta forma as Juntas de Freguesia, têm vindo a proceder à colocação de placas informativas de “Água Não Controlada” nas fontes e fontanários do património municipal.
A indicação de “Água Não Controlada”, não significa que a água daquela fonte ou fontanário seja imprópria para consumo, mas também não garante que ela cumpra todos os parâmetros (microbiológicos, químicos e indicadores) para que seja considerada própria. Estas placas alertam o munícipe, para o facto daquela água não estar sujeita a um plano de controlo e qualidade da água periódico, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Planta de Infraestruturas

Editais
2016: N.º 1, N.º 2, N.º 3

2015: N.º 1, N.º 2, N.º 3, N.º 4

2014: N.º 1, N.º 2, N.º 3, N.º 4

2013: N.º 1, N.º 2, N.º 3, N.º 4

2012: N.º 1, N.º 2, N.º 3 e N.º 4

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife