A+ A A-

Núcleos Visitáveis

 

 

 

 

 

 

 

Para além do seu núcleo sede, o Museu Municipal de Tondela dispõem de um espaço destinado às suas Reservas, localizado na freguesia de Nandufe. Este encontra-se em funcionamento desde Janeiro de 2005 sendo destinado ao acondicionamento de objectos e colecções, dispondo de um Laboratório de Conservação e Restauro.

Desde a sua génese pretendeu-se que o Museu Municipal Terras de Besteiros tivesse uma estrutura sectorial, repartida por núcleos museológicos que se encontrassem dispersos por todo o Concelho. Actualmente já integram o Museu Terras de Besteiros dois núcleos que podem ser visitados mediante marcação.

A Anta da Arquinha da Moura, situa-se na freguesia da Lajeosa do Dão, sendo um exemplar da cultura megalítica merecedor da classificação de Imóvel de Interesse Público, desde 2002. Um sítio com mais de 5000 anos de história, dedicado ao culto funerário da população que habitava neste local. Os visitantes poderão descobrir histórias passadas, observando o monumento no seu todo, apreciando também o seu interior, observando um conjunto de pinturas inéditas.

Os Ambientes do Ar, tem como base um núcleo de moinhos de Souto Bom, uma aldeia da freguesia de Caparrosa. A autarquia promoveu e recuperou um património identificador da região, aproveitando-o como factor de desenvolvimento local. Estruturado em torno da recuperação de um conjunto de moinhos hidráulicos, representa uma forte aposta de preservação patrimonial, em sintonia com elementos de educação ambiental. Apoiado em plataformas de acessos, apetrechou cada moinho com um equipamento pedagógico diferente, de acordo com uma temática específica: moinho do universo, da natureza, da energia Com isto, pretende-se dar a (re)conhecer diferentes e agradáveis sensações, sustentadas na recuperação, valorização e promoção dos recursos patrimoniais: os moinhos, a natureza e as pessoas.

Estação Rupestre de Molelinhos. Imóvel de Interesse Público, este importante sítio rupestre é composto por seis paineis de fractura, integrados numa plataforma de xisto acinzentado. Localiza-se no lugar da Carvalheira, nas proximidades da povoação de Molelinhos, freguesia de Molelos. Esta Estação Rupestre, foi identificada pelo investigador local, Dr. António Almiro do Vale em 1932.

O Museu Terras de Besteiros ao integrar estes sítios pretende documentar, interpretar e divulgar todo o território concelhio, as suas características geológicas e culturais próprias, de uma forma descentralizada, de forma a exprimir a cultura e tradição da população do Território de Besteiros.

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Sorry, no events.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife