02 Ago. 2010

Turismo Religioso - Festa da Nossa Senhora dos Milagres

Na Freguesia de Tonda, Concelho de Tondela, como sempre, as tradições estão ligadas á religião. Assim sendo, mais uma vez, vão realizar-se as festividades em honra da Nossa Senhora dos Milagres, no lugar de Santo Amaro. As comemorações desta festa iniciam-se no dia 7 e terminam no dia 15 de Agosto, aliando a carácter religioso ao profano.

Nos dias 7,8,10,13 e 14 de Agosto vão decorrer actividades de lazer e entretimento onde se englobam a prova nacional de tiro ao alvo, torneio de malha, noite de cinema, noite de fados, entre outras. Deste vasto programa destaca-se, no dia 8 de Agosto, a IV caminhada “ Tonda a mexer, o Centro Social a Crescer”. Esta caminhada tem como finalidade, “fazer mexer a população”, com actividade física e angariar fundos para o futuro Centro Social. No dia 15 de Agosto, a meio da manhã, inicia-se a procissão na igreja matriz, percorrendo as ruas da freguesia com os respectivos oragos embelezados, seguindo-se a celebração da missa campal no belo espaço da capela de Santo Amaro. A partir das 15 horas, haverá tarde cultural, com vários grupos de cantares, ranchos e o arraial tradicional no espaço adjacente á capela. Convidam-se todos a participarem nesta semana de grande festa e muita alegria.