02 Ago. 2010

Turismo Religioso - O Dia a Dia dos Peregrinos de Tondela a Santiago de Compostela

Ultrapassado o 1º dia há que continuar, para vencer mais uma etapa. O calor aperta mas como o desejo de vencer a distância é grande, engana-se a intensidade dos seus raios para poder chegar aos pés do apóstolo.

2º Dia – Campia Sever do Vouga No Concelho de Sever do Vouga, mais propriamente nas Talhadas existe um caminho muito antigo com o nome de Via de Santiago. É por ai que os caminhantes percorrem o árduo percurso que tem pela frente. O calor é muito, os termómetros marcam 30º e já era noite escura, mas a simples ideia de que já estavam perto do fim do 2º dia, era substituído pelo pensamento positivo.

3º Dia – Sever do Vouga /Arrifana Dirigiram-se às forças de Segurança a solicitar o Carimbo para que ao chegar, possam receber a Compostela, que é um certificado de cumprimento de Peregrinação. Deixando esta localidade,com rumo a Vale de Cambra, a intensidade da subida comparava-se com o fumo que se fazia sentir, e que era acompanhada pelo timbre do cajado que os acompanhava. Continuando a caminhada e com o fumo sempre a rondar, o entusiasmo era imenso, passando por S. João da Madeira onde São Tiago era Padroeiro e chegar à Arrifana em Santa Maria da Feira. Avistavam Arrifana com tanto orgulho e com mais um percurso vencido.

4º Dia – Arrifana / Porto Ao longo destes dias têm recebido a visita de diversos amigos. Uns vão de Tondela de propósito, outros marcam presença nas suas terras, à medida que por elas vão passando. Ao pequeno-almoço deste 4º dia tiveram o privilégio de provar as fogaças e os caladinhos. Uma vez o estômago aconchegado, seguiram a rota prevista rezando por intermédio do Apóstolo, por todas intenções que os seus amigos lhes solicitaram. Mais tarde foram surpreendidos por uma peregrina oriunda da Suíça. Já com alguma idade, ela iniciou a sua peregrinação em Lisboa passando por Fátima e Coimbra, tal como eles dirigiam-se para o porto. Como é da “praxe” passaram no Seminário dos Padres Claretianos, onde aproveitaram para colocar um carimbo na credencial do Peregrino.
A tarde correu de agrado, com um ritmo certo e o Porto estava cada vez mais perto. Na outra margem, o casario da Ribeira era iluminado por um por do sol fabuloso. Fazia lembrar a conhecida canção de Rui Veloso.” Quem vem e atravessa o rio junto à Serra do Pilar vê um velho casario que se estende até ao mar…” e foi a trautear a música de Rui Veloso que os nossos Peregrinos chegaram à Sé do Porto. Mais uma etapa terminada.
O Caminho, esse, faz-se caminhando. Assim Santiago os ajude! Gabinete de Turismo’10