09 Set. 2010

Inauguração da EM 1510-1 Corte-Freimoninho e EM 1515-1 Malhapão - Almofala (Mosteirinho)

No passado domingo, dia 5 de Setembro, e enquadrada na estratégia de acessibilidades do Município, foram inauguradas duas importantes vias, requalificadas e alargadas, que ligam Malhapão a Almofala (EM 1515) e Corte a Freimoninho (EM 1510), na freguesia de Mosteirinho.

Saliente-se que estes investimentos de proximidade, são uma arma de combate à desertificação, um fenómeno crescente na área geográfica da Serra do Caramulo. Integrada nas comemorações da N. Sra. da Natividade, e após as celebrações litúrgicas, inaugurou-se o primeiro troço de aproximação entre Mosteirinho e S. João do Monte (Almofala/Malhapão), posteriormente fez-se também uma cerimónia simbólica de abertura do troço Corte/Freimoninho. Estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara e os Srs. Vereadores Pedro Adão, António Dinis e Cecília Fragoso, sendo o acto presidido pelo Autarca anfitrião, Casimiro Rodrigues. A população daquela zona aderiu massivamente, pois este momento é sem dúvida histórico para estas povoações. Seguidamente deslocaram-se à sede da Junta de Freguesia na localidade de Frágua, onde foi assinado um Protocolo de Colaboração entre os dois órgãos autárquicos, no valor de 30 000 euros para alargamento da plataforma da EM 1510-1. Usou da palavra Casimiro Rodrigues, que além de todos os agradecimentos protocolares, classificou o dia 5 de Setembro como um dia muito especial para a Freguesia de Mosteirinho, pois a visão estratégica e abrangente do executivo camarário, aposta também em freguesias distantes da Sede do Concelho, adoptando soluções de inclusão para toda a população. O Sr. Presidente da Junta apelidou ainda Dr. Carlos Marta de Presidente “Todo o Terreno”, pois desconcentra os investimentos por todo o Concelho e mantém-no em permanente movimento. Finalizando, o Dr. Carlos Marta afirmou que quer um Concelho onde todas as povoações e freguesias possam ter sucesso, sublinhou também o importante papel das freguesias, que em estreita colaboração tornaram possível esta obra. Harmonia é a palavra-chave para descrever o propósito deste elenco para o Concelho, um Município integrado, dinâmico em qualquer ponto geográfico, apostando essencialmente nas pessoas, que são quem confere grande valor acrescentado à nossa Região.