13 Dez. 2011

A Epopeia dos oleiros de Molelos

Realizou-se no passado sábado, dia 11 de Setembro, no salão da Junta de Freguesia de Molelos, o lançamento do vídeo promocional “A epopeia dos oleiros de Molelos”. Produzido pela empresa TuriViajar, teve apoio à produção da Câmara Municipal de Tondela. Com muito público a assistir,

a cerimónia teve a presença do Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. Carlos Marta e do seu elenco municipal. Igualmente dos diversos intervenientes nas filmagens, consultores técnicos e científicos e membros do rancho Folclórico “As cantarinhas de Molelos”. Para além dos “actores” que deram vida e alma às filmagens: os oleiros de barro negro de Molelos. Antes da apresentação do DVD, interveio o Presidente da Junta de Molelos, Horácio Rodrigues, para agradecer o apoio do Município no financiamento desta produção que vai certamente dar melhor a conhecer o rico património concelhio que é o barro negro de Molelos. De seguida breves palavras do Sr. Vice-presidente e Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António de Jesus, para em nome do Município afirmar o incondicional apoio a todas as iniciativas que promovam os valores locais no campo das artes e ofícios tradicionais. Com este DVD promocional, que alia conteúdos informativos de carácter técnico e científico à promoção turística do barro negro, o Concelho apresenta mais um produto de divulgação turística e cultural que permitirá promover economicamente as olarias da freguesia. Após o visionamento do DVD, falou em nome dos oleiros, Carlos Lima. Conhecedor profundo desta difícil arte criativa de dar forma ao barro, agradeceu às entidades envolvidas a promoção do barro negro da freguesia, apelando mais uma vez à necessidade de todos unirem esforços para a preservação e divulgação de tão importante e rico património nacional. Seguiu-se a distribuição junto dos oleiros do DVD. A cerimónia terminou como se iniciou: com a actuação do Grupo de Cavaquinhos de Molelos.
Divisão de Cultura.